Programas de Pós-Graduação da Unijuí apresentam resultados de pesquisa sobre aveia grão, desenvolvida para Dubai Alimentos - Unijuí

Na manhã desta sexta-feira, 17 de novembro, estiveram reunidos alunos dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional, e Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, juntamente com a direção da empresa Dubai Alimentos, para apresentação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelo Projeto “Desenvolvimento Tecnológico e Inovação: desenvolvimento e adequação de tecnologias mais sustentáveis nos sistemas de cultivo de aveia grão”. O evento contou ainda com a participação da coordenadora da Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí - Agit, Fabiana Simon, e da agente de negócios da Agit, Gerusa Conceição.

Conforme o professor doutor José Antonio Gonzalez, coordenador do Programa de Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, e responsável pela apresentação dos resultados das pesquisas, a entrega do relatório técnico com todos os resultados das pesquisas é fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo de três anos. “A pesquisa trata, especificamente do desenvolvimento e adequação de tecnologias mais sustentáveis nos sistemas de produção de aveia. Esse é um grande trabalho, tendo em vista que hoje somos referência no Brasil na produção de aveia e a Dubai também é uma referência com relação à comercialização, industrialização e da fabricação de diferentes produtos à base de aveia”, afirma, explicando que hoje o cenário é de busca constante por processos mais limpos e sustentáveis, levando em consideração o cuidado com o meio ambiente e a produção de alimentos sem resíduos que agreguem à produção alimentar.

“Cabe salientar que esse é um projeto de 10 anos junto com a Dubai e estamos apresentando os resultados dos primeiros três anos. Entendo também fundamental ressaltar que com os resultados obtidos, foi revelado que por mais que sejam manejos que agreguem na questão de trabalhar com a melhor qualidade das aplicações de agroquímicos, ainda há detecção de resíduos e há necessidade de buscar a redução de muitos fertilizantes nitrogenados, além da necessidade de utilização de espécies biológicas para melhorar a microbiologia do solo e tornar técnicas mais aceitáveis e fáceis para o desenvolvimento dentro das unidades de produção, reduzindo os insumos externos”, explicou o professor, ressaltando a participação dos estudantes da graduação, da iniciação científica e dos programas de mestrado que, a partir dessa parceria, tem agregado suas pesquisas no ambiente da Universidade.

Para o diretor da Dubai Alimentos, Dante Maurício Tissot, a parceria teve início a partir do objetivo de melhorar a cultura e o cultivo da aveia, melhorando processos e fazer, entre produtor - indústria e universidade, um elo em que todos ganham. “Com isso temos obtido resultados fantásticos, pois a cadeia vem se desenvolvendo cada vez mais e queremos avançar muito ainda, descobrindo variedades novas, com olhar em genética e qualidade de grãos”, destaca. O diretor comenta ainda que parcerias como essas são fundamentais para o desenvolvimento de profissionais, cadeias e processos. “Sempre que a comunidade se desenvolve, nós nos desenvolvemos junto”, finaliza.