Mestrandos de Sistemas Ambientais e Sustentabilidade realizam visita ao IRDeR - Unijuí

Mestrandos de Sistemas Ambientais e Sustentabilidade realizam visita ao IRDeR

No último sábado, 29 de abril, mestrandos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí estiveram no Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (Irder), também conhecido como Escola Fazenda da Unijuí, para conhecer as atividades de pesquisa em andamento.

A visita ocorreu a partir da disciplina de Fundamentos de Ciências Ambientais, que tem como professores Roberto Carbonera, Juliana Fachinetto e Leonir Terezinha Uhde, e da disciplina de Interações Ecológicas, que tem como professoras Juliana Fachinetto e Vidica Bianchi.

A visita contou, inicialmente, com recepção pelo engenheiro agrônomo e responsável pelo IRDeR, César Sartori, e com uma conversa sobre “Saúde e bem-estar animal, pesquisa e produção na bovinocultura de leite", com a médica veterinária Franciele Rodrigues.

Os engenheiros agrônomos César Sartori e Jordana Schiavo foram responsáveis por falar com os mestrandos sobre mata nativa, reflorestamento, erva-mate e áreas de proteção e recuperação ambiental. Os estudantes conheceram o viveiro de produção de mudas florestais e de morango, o plantio misto de nativas e a horta, além da área experimental. César e a médica veterinária Franciele Rodrigues também trabalharam a suinocultura com os mestrandos.

Agora, na disciplina de Fundamentos de Ciências Ambientais, os estudantes terão que produzir um texto refletindo sobre as atividades desenvolvidas, comentando sobre o que foi observado, impactos gerados, implicações à saúde e ao meio ambiente, além de propor ações para ampliar a sustentabilidade.