Estação meteorológica
Dois estudantes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí, receberam doações de empresas, em benefício de suas pesquisas. Parcerias que reforçam ainda mais um dos objetivos do Mestrado, participar promover o desenvolvimento regional, com tecnologias apropriadas aos sistemas produtivos locais e na solução de problemas de interesse socioambiental.
Eduarda Donadel Port, engenheira agrônoma formada pela Unijuí, pesquisa “Seleção de linhagens da soja resilientes a fatores climáticos”, com orientação do professor Ivan Ricardo Carvalho. Para o embasamento de sua dissertação, a mestranda recebeu da empresa Ferticel, uma tonelada de adubo organomineral, porém, parte da doação ainda será destinada a outros projetos.Também recebeu 10 cultivares utilizadas como testemunhas, da empresa Basf e, 10 cultivares convencionais da Gebana.
A estudante explica que o principal objetivo da pesquisa é encontrar populações com desempenho superior em produção, em relação às testemunhas, no que se refere ao estresse hídrico que ambas enfrentaram. “Por meio de doações e parcerias criadas, projetos conseguem sair do papel, trazendo benefícios para todos. Neste caso, principalmente à agricultura, uma vez que, buscamos sempre por novas tecnologias para fomentar o nosso meio, tendo em vista maior produtividade”, relata Eduarda.
Bruno Mihlbeier Bonfada, recém-formado em Agronomia pela Unijuí, pesquisa “Melhoria de variados sistemas de produção, através do uso de ferramentas voltadas à agricultura de precisão”, também com orientação do professor Ivan. A empresa AgexTec cedeu para utilização do mestrando, durante o período de pesquisa, uma estação meteorológica, que permite uma correta observação dos dados climáticos. A pesquisa está sendo realizada no município de São Borja, em uma área experimental de 35 hectares, com um sistema de irrigação por pivô central. A área experimental será dividida em quatro partes, com manejos diferentes.
O mestrando explica que sua pesquisa irá ajudar agricultores a realizarem o manejo de maneira correta. “Na parte específica da pesquisa que envolve a estação, vou verificar o quanto da precipitação irá realmente infiltrar no solo, quando é necessário realizar irrigação, além de dados referentes à temperatura, velocidade do vento e radiação”, destaca Bruno.
Seleção de linhagens