“Ciências Ambientais e suas abordagens interdisciplinares” foi tema de debate - Unijuí

Na última sexta-feira, dia 10 de setembro, acadêmicos da disciplina de Seminários Interdisciplinares do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS) da Unijuí contaram com a participação do professor doutor Jairo Schmitt, coordenador adjunto da área de Ciências Ambientais da Capes na Feevale, em Novo Hamburgo. No encontro foi abordado o tema “Ciências Ambientais e suas abordagens interdisciplinares”, tópico diretamente relacionado ao objetivo central que move as pesquisas realizadas pelos estudantes e professores pesquisadores ligados ao PPGSAS.

O professor Jairo, em sua apresentação, buscou explicar de forma detalhada todos os fatores envolvidos em um programa de pós-graduação, com ênfase àqueles voltados à integração das mais distintas áreas de conhecimento, ou seja, os programas de formação multidisciplinar. Isto porque o objetivo central do PPGSAS da Unijuí é a formação de pesquisadores com visão sistêmica e multidisciplinar, capazes de compreender as inter-relações entre o ambiente, a sociedade e a tecnologia. Além disso, busca contribuir para que estes pesquisadores possam participar de forma crítica e reflexiva no desenvolvimento regional, considerando os princípios e valores da sustentabilidade, gerando tecnologias apropriadas aos sistemas produtivos locais, promovendo a produção de conhecimentos na área do meio ambiente, bem como no campo do diagnóstico e da solução de problemas de interesse socioambiental.

Destaca-se como temática do encontro a abordagem interdisciplinar, condição que é essencial quando se busca agregar a análise do ponto de vista das mais distintas áreas do conhecimento, permitindo que as pesquisas desenvolvidas consigam resolver desde problemas mais simples até os mais complexos. Segundo Jairo, “esse tipo de abordagem faz essa análise dos sistemas ecológicos interconectados com os sistemas naturais, que é a chave para a sustentabilidade”. A discussão voltada a esse tema foi essencial como forma de aprofundar ainda mais o entendimento dos acadêmicos quanto à importância de estarem inseridos em um programa de pós-graduação que promove este tipo de abordagem. Sabe-se que as mudanças provocadas ao longo dos anos têm levado à necessidade de formação de pesquisadores com uma visão mais ampla, capazes de resolverem problemas mais complexos. Esta condição leva a uma maior inserção na sociedade, junto a melhores oportunidades no campo profissional. O professor Jairo destacou, ainda, que o conhecimento disciplinar adquirido durante a graduação também é essencial e a busca pela interdisciplinaridade na pós-graduação prepara o profissional para obter êxito na solução dos problemas mais complexos.

Durante o encontro, o convidado buscou apresentar uma contextualização do crescimento do número de programas de pós-graduação voltados à área de Ciências Ambientais. Em 2011, havia em torno de 56 programas com foco na área das Ciências Ambientais, enquanto em 2019 este número passou para 137. Este resultado deixa clara a maior demanda aos programas voltados à interdisciplinaridade das Ciência Ambientais e como os resultados são promissores em vista da criação destes novos programas.

Outro fator chave é a necessidade de divulgação dos resultados obtidos através das pesquisas desenvolvidas. Este fato colabora para que os problemas encontrados ou demandados pela sociedade sejam realmente solucionados, podendo também haver a utilização de outros meios de divulgação. Conforme frisou Jairo, a Unijuí é uma universidade comunitária, condição que demostra a ligação e comprometimento que a instituição tem com a sociedade como um todo, sendo de extrema importância para a região em que está inserida. Isso se baseia no incentivo que a universidade proporciona para que sempre seja possível a ligação entre a pesquisa e a extensão. Esta realidade é que tem permitido o desenvolvimento de pesquisas sérias e que trazem resultados reais a todos os membros da sociedade. Destaca-se que o sucesso no desenvolvimento das pesquisas, bem como a apresentação de resultados promissores, só é possível devido à complexidade envolvida nos programas de pós-graduação com objetivo interdisciplinar. Aliado a isso, a participação de professores das distintas áreas do conhecimento é condição indispensável para o sucesso da construção de pesquisas voltadas à interdisciplinaridade.

Ao final da apresentação, abriu-se uma discussão. O debate contou com a participação dos estudantes, que relataram suas experiências e visão por estarem inseridos no Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade. “É muito interessante a convivência que a gente tem com colegas de outras formações, de outras áreas.  Juntos conseguimos construir projetos que são incríveis, apresentando os resultados encontrados à sociedade”, relatou uma das estudantes que está matriculada na disciplina. 

A visão ecossistêmica presente durante o debate ocorrido ao final da apresentação do professor Jairo faz parte das características e aspectos para fortalecer o planejamento e gestão dos programas de pós-graduação visando a inserção do tema sustentabilidade. Aliado a isso, como considerações finais, o professor destacou a necessidade de se considerar temas emergentes, a interdisciplinaridade, a transparência e a construção de projetos coletivos, condições indispensáveis à manutenção dos programas de pós-graduação com foco na multidisciplinariedade.

A atividade fez parte da disciplina de Seminários Interdisciplinares, coordenada pelos professores Roberto Carbonera e José Antônio Gonzalez da Silva. A mesma contou com as presenças da professora Sandra Beatriz Vicenci Fernandes e do professor Daniel Rubens Cenci, que são do quadro de professores permanentes do programa.

Por Natiane Ferrari Basso, estudante do PPGSAS


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.