A Unijuí, em parceria com a empresa Dubai Sementes, realizará no dia 9 de setembro o 3º Dia de Campo da Aveia Branca - Inovações tecnológicas para boas práticas de cultivo. O evento ocorrerá no Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR), no município de Augusto Pestana, a partir das 8h15.
Segundo Claudia Argenta, engenheira agrônoma egressa da Unijuí e uma das organizadoras do evento, o intuito é que os estudantes presenciem a prática e entendam a importância desse cereal na nossa região. “Através do Dia de Campo, os acadêmicos conseguem interagir com os produtores e aumentam o contato com a área em estudo,” comenta.
Os participantes serão os acadêmicos dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, além dos estudantes dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional e Sistemas Ambientais e Sustentabilidade. O evento será dividido em estações, para que todos os participantes tenham a oportunidade de visitar as experiências e trabalhos dos outros acadêmicos.
A Estação 1 trabalha o tema “Zoneamento e indutor de resistência: produtividade e redução de fungicida”. As Estações 2, 3 e 4 trazem os temas “Desempenho agronômico de cultivares de aveia”; “Manejo da densidade de semeadura'' e “Manejo do nitrogênio”, respectivamente. Na Estação 5, será apresentada a “Biofortificação agronômica via foliar”; na Estação 6, o “Programa de melhoramento genético da aveia/Unijuí'' e, na última, a “Viabilidade e o manejo da Aveia orgânica”.
“Visto a importância da aveia branca, um dos principais objetivos é informar o produtor rural, além de apresentar novas técnicas de manejo testadas em campo, novas cultivares e novos experimentos que visam reduzir o uso de fungicidas, inseticidas e herbicidas, a fim de obter maior produtividade com sustentabilidade”, finaliza Claudia.
Gabriel R. Jaskulski, estagiário de Jornalismo da Unijuí