Estudantes do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade realizam aula no IRDeR - Unijuí

No dia 14 de setembro, os estudantes do curso, acompanhados pelos docentes Felipe Libardoni e Vidica Bianchi, responsáveis pela disciplina Indicadores e Biomarcadores em Sistemas ambientais, Leonir Terezinha Uhde, responsável pela disciplina Análise Instrumental Aplicada às Ciências Ambientais e Roberto Carbonera, da disciplina de Análise Técnica, Econômica e Ambiental, visitaram o Instituto Regional de Desenvolvimento Rural - IRDeR/UNIJUÍ. No local, além da produção agropecuária sustentável, são desenvolvidas aulas práticas dos cursos de Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade e da graduação em Medicina Veterinária e Agronomia, bem como o desenvolvimento de experimentos de pesquisa e ações de extensão.

Inicialmente, os alunos foram recepcionados por colaboradores do Instituto, ocasião na qual o gerente, César O. Sartori, fez uma breve apresentação do histórico e das atividades desenvolvidas no local. Durante a aula, foram discutidos conhecimentos relacionados com a produção sustentável desenvolvida no local, tendo como ênfase a sustentabilidade dos sistemas, tais como a produção de morangos orgânicos, produção de mudas florestais nativas, plantio misto de árvores nativas (SAF), horta com produção em bases agroecológicas e unidade de produção de leite e suínos, ressaltando a forma de produção, instalações e armazenamento dos dejetos e a relação com o ambiente.

Ainda na programação, foram visitadas as áreas de experimentação de aveia (a maior área experimental do Brasil), o laboratório de sucessão, áreas de mata nativa, reflorestamento (eucalipto) e áreas de proteção ambiental e recuperação ambiental. Todas essas atividades foram supervisionadas pelos docentes dos cursos, e tiveram a participação dos colaboradores do IRDeR, Jordana Schiavo e Cláudio Porazzi.