O curso de Direito do Campus Três Passos realizou sua Aula Inaugural na noite de quinta-feira, 20 de março, em parceria com o Programa de Pós Graduação em Direitos Humanos. Dois grandes nomes da área foram os convidados da noite, o chefe da Polícia Civil do RS, Fernando Antônio Sodré de Oliveira, e a Profa. Dra. Roberta Duboc Pedrinha. A noite inaugurou formalmente o início do primeiro semestre letivo de 2025 do curso e contou com a presença de autoridades da região.
Em sua fala de abertura, a coordenadora do Curso de Direito do campus Três Passos, Profa. Fernanda Serrer, agradeceu a presença das autoridades e destacou a importância e a grandiosidade do evento, desejando um um momento de muitos aprendizados e trocas significativas de conhecimentos e experiências. Além disso, a professora reiterou o impacto do curso na comunidade: “Registro que o curso de graduação em Direito do campus de Três Passos, em 23 anos de existência, já formou mais de 544 bacharéis. Essa história muito nos orgulha e só reforça o nosso compromisso de proporcionar aos estudantes e à comunidade três-passense o acesso a atividades acadêmicas qualificadas, buscando forjar sujeitos capazes de pensar a realidade na qual estão inseridos, identificar problemas, com habilidade e capacidade para interagir e propor alternativas e soluções para a transformação social por meio do Direito”.
Fernando Antônio Sodré de Oliveira, atual chefe da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, abordou a temática “O Plano Pena Justa e o Enfrentamento ao Racismo Estrutural no Sistema Carcerário Brasileiro”, enfatizando aspectos teóricos e práticos sobre a estrutura racial no Brasil e no mundo. O tema “Pena no Sistema de (In)Justiça Criminal?” foi trazido pela professora Roberta Duboc Pedrinha, que compartilhou seu viés de pesquisa adquirido em sua formação acadêmica e profissional. A mediação das palestras foi feita pelo Coordenador do Campus de Três Passos, Prof. Dr. André Giovane de Castro.
No evento, os alunos também receberam “presentes musicais”, oferecido a eles pelo curso de Direito. O professor Joaquim Henrique Gatto preparou mensagens em forma de canções.