Entre os dias 9 e 11 de dezembro, aconteceu na Universidad Blas Pascal, na cidade de Córdoba, na Argentina, o Seminário Internacional sobre Direitos e Políticas de Acesso de Pessoas Autistas e com Deficiência nos Programas Universitários e de Pós-Graduação. O evento foi coorganizado pelo Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Unijuí, Universidad Blas Pascal, DAS Derecho a la Salud e Universidade LaSalle, por meio de seus projetos de pesquisa “Pessoas com transtornos globais de desenvolvimento (TGD) no Ensino de Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil: políticas públicas para a inclusão educacional e profissional”, Edital CAPES 17/2023, e “Pessoas com deficiência no Ensino de Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil: a ética da alteridade na construção de políticas públicas de inclusão”, Edital CAPES nº 37/2020.
No decorrer dos três dias de evento, que contou com o apoio da Capes, Fapergs e CNPq, as professoras doutoras Joice Graciele Nielsson e Janaína Machado Sturza, juntamente com as pós-doutorandas Gabriele Scolla Dutra, Priscila de Freitas e Sabrina Corrêa da Silva, tiveram uma intensa participação nas atividades realizadas: composição como palestrantes de mesas e painéis do evento, discutindo temáticas voltadas às suas pesquisas e projetos, além da apresentação de artigos para disseminação das pesquisas.
A realização do evento consolida a cooperação entre os Programas de Pós-Graduação em Direito da Unijuí, Universidade LaSalle e a Universidad Blas Pascal de Córdoba/Argentina, que mantém a Cátedra Unesco en Seguridad Humana y Desarrollo Regional, tornando-se um importante espaço de interlocução entre pesquisadores das temáticas dos direitos humanos, da inclusão de pessoas com deficiências e transtornos globais de desenvolvimento.
Os painéis contaram com temáticas relacionadas ao direito à saúde, políticas de acesso e permanência no ensino superior e na pós-graduação stricto sensu, diversidade, alteridade e fraternidade, além da análise dos aspectos médicos e psicológicos do transtorno do espectro autista e das neurodiversidades. Na oportunidade, também foi oportunizada visita técnica ao Observatório de Direito Saúde e Segurança Humana e Oficina de Inclusão em Discapacidade da UBP.
A fala de encerramento foi conduzida pelo professor Alberto Emilio Ferral (UBP), que foi o anfitrião do evento e é o responsável pela internacionalização da Blas Pascal. A fala versou sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na América Latina. Esse evento consolida o diálogo e a interlocução acadêmica acerca do tema da inclusão de pessoas neurodiversas nas instituições de ensino superior e na pós-graduação stricto sensu, demonstrando a relevância e pertinência da temática, e efetivando a internacionalização das pesquisas que estão sendo produzidas e das práticas que estão sendo efetivadas nas universidades parceiras do evento.