O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos (PPGD) da Unijuí promoveu, na última semana, duas sessões do projeto Cinema e Direitos Humanos. Elas ocorreram de forma simultânea, sendo uma presencial no campus Santa Rosa e a outra de forma on-line. Ambas as exibições encerram as sessões em 2024 e contaram com apoio da Lei Paulo Gustavo e do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDGP).
Em Santa Rosa, estudantes do curso de Direito e a comunidade puderam acompanhar o documentário “Pra quem eu vou contar? Um retrato da Violência Doméstica no Brasil”, apresentado por Mariana Varella e dirigido por Thaís Roque, que aborda o ciclo de abuso contra as mulheres e o impacto da violência doméstica na saúde mental. Após a sessão, foi feito um debate mediado pelas mestrandas do PPGD, Aline Schwaikardt e Eduarda Franke.
Já a outra exibição teve o curta-metragem “Verde”, que aborda o uso medicinal da cannabis. Após o filme, o debate contou com a participação especial do cineasta e diretor da produção audiovisual, Rodrigo Ribeyro. “É sempre importante colocarmos essas questões contemporâneas em pauta, ainda mais no Brasil, com foco em avançar na discussão”, destacou.
O debate foi mediado pela doutoranda do PPGD, Fernanda Analu Marcolla.