Teve início nesta terça-feira, 22 de outubro, junto ao Centro de Eventos da Unijuí, o 12º Seminário Internacional de Direitos Humanos e Democracia, que traz como tema os “Múltiplos olhares sobre os ODS da Agenda 2030 da ONU”. Até a quinta-feira, dia 24, o evento acontece em paralelo com a 12ª Mostra de Trabalhos Científicos, a partir de uma promoção do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD) da Unijuí.
O Seminário Internacional é um evento já consolidado no âmbito do PPGD e tem como principal objetivo difundir o conhecimento produzido pelo corpo discente e docente do Programa, estabelecendo um profícuo espaço de discussão e interlocução entre os grupos de pesquisa que integram o PPGD, além de pesquisadores, grupos e redes de pesquisa de outras universidades nacionais e internacionais.
Conforme destacou a coordenadora do curso de Direito, professora Francieli Formentini, o seminário promove momentos troca e aprendizado, e neste ano, ainda contribuirá para ampliar o conhecimento dos participantes sobre a adoção de medidas para desenvolver o estado de direito, os direitos humanos e a responsabilidade nas instituições, com o objetivo de atingir, em 2030, um mundo melhor para todas as nações.
A importância da temática também foi destacada pelo coordenador do PPGD, professor Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth, que explicou que a Agenda 2030 se configura como um compromisso global, firmado por 193 países membros da ONU - a Organização das Nações Unidas, que visa transformar o nosso planeta por meio de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Esses objetivos representam um caminho para um futuro mais justo, sustentável e inclusivo para todos. Tenho certeza que, até a quinta-feira, teremos espaços privilegiados para discussão dos mais variados temas relacionados à Agenda 2030”, destacou.
O reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, destacou a importância do Seminário Internacional e da sua Mostra de Trabalhos Científicos, que conta com 120 trabalhos inscritos. O reitor também participou da assinatura do convênio entre a Unijuí e a Universidade Nacional del Oeste (UNO) - uma instituição pública argentina, localizada na cidade de San Antonio de Pádua. Por meio do convênio firmado, as instituições se comprometem com o desenvolvimento de atividades conjuntas de ensino e pesquisa, estabelecendo um espaço de intercâmbio acadêmico para estudantes brasileiros e argentinos.
Para conferir a programação completa do Seminário Internacional, acesse este link.