PPGD da Unijuí promoveu debate on-line alusivo ao Mês da Diversidade - Unijuí

PPGD da Unijuí promoveu debate on-line alusivo ao Mês da Diversidade

O mês de junho costuma ser marcado por diversos movimentos da comunidade LGBTQIAP+. É neste período em que ocorrem a celebração das relações homoafetivas, o reforço à luta contra a discriminação e, principalmente, a reivindicação por direitos e cidadania. Neste sentido, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD) da Unijuí, por meio do Grupo de Pesquisa Biopolítica e Direitos Humanos, promoveu na tarde desta quinta-feira, 27 de junho, o Webinário alusivo ao Mês da Diversidade.

Mediado pelo coordenador do PPGD, professor doutor Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth, o webinário contou com a presença de Jaqueline Gomes de Jesus, que é doutora em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-doutora pela Escola Superior de Ciências Sociais e História da Fundação Getúlio Vargas. Ela abordou o tema “Desafios da Convivência - a diversidade na Universidade”.

“Na verdade, o tema que abordarei aqui, na linha da gestão da diversidade, vale tanto para a universidade quanto para outros espaços, como empresas. Quando temos diversidade, temos mais criatividade”, destacou a convidada, lembrando que o primeiro passo para modificar um ambiente não diverso é ampliar a diversidade e, principalmente, a convivência entre as pessoas. “Negros, gays, trans precisam ser reconhecidos e participar do resultado final de um trabalho, não importa o lugar em que estejam. A partir do momento em que essas pessoas se tornam partes de um lugar, nós promovemos a inclusão. De forma bem objetiva: a inclusão só acontece quando esse grupo diverso pode contribuir para o objetivo comum da empresa ou da universidade, independentemente da sua identidade”, completou a convidada.

Alusivo ao Mês da Diversidade, o PPGD também promoveu, recentemente, o Seminário sobre Direitos Humanos e (Trans)Identidades, que abordou as experiências, os direitos e os desafios pelos quais passam pessoas trans e travestis em nosso País.