Mediação e conciliação laboral são abordadas em evento promovido pelo PPGD e o curso de Direito - Unijuí

Mediação e conciliação laboral são abordadas em evento promovido pelo PPGD e o curso de Direito

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD) da Unijuí, em conjunto com o curso de Direito, promoveu, nessa quarta-feira, 19 de junho, o evento “Mediação e conciliação Laboral: via de acesso à Justiça e garantia dos direitos humanos”, que abordou a audiência e a conciliação trabalhista a partir de aspectos práticos. 

O evento ocorreu no Centro de Eventos do campus Ijuí e foi realizado em caráter híbrido, com a presença dos estudantes do curso de Direito de Ijuí, sendo transmitido para os estudantes dos campi de Santa Rosa e Três Passos. A atividade contou com a participação da juíza titular da 2ª Vara do Trabalho de Santa Rosa, Raquel Nenê Santos, do juiz titular do Trabalho de Carazinho, Vinícius Daniel Petry, além da coordenadora do curso de Direito no campus Ijuí, professora Francieli Formentini, e demais professores do curso. O evento foi mediado pela professora Rosane Porto. 

O objetivo da atividade foi de levar uma fala a partir da experiência dos magistrados aos estudantes do curso de Direito, em como agir durante audiências trabalhistas e conciliar os conflitos existentes entre as partes. “Trouxemos os magistrados que atuam na área laboral em tempos emergentes, pois é necessário para discutirmos a mediação e a conciliação, a partir de aspectos práticos e teóricos que não encontramos nas obras” destaca a professora Rosane.

A coordenadora do curso de Direito, professora Francieli Formentini, comenta que o evento é importante para ampliar as trocas de informações e conhecimentos sobre o tema. “A mediação e conciliação é uma temática que é muito abordada no nosso curso. Trabalhamos ele em sala de aula em disciplina obrigatória, de forma mais específica, métodos de solução de conflitos, além dos projetos de extensão. Entendemos, enquanto curso, o quão importante é poder investir no conhecimento e na formação voltada para a prática da mediação e conciliação”, ressalta. 

A juíza Raquel Nenê Santos, destaca que a proposta de abordagem à temática é muito importante pois é um assunto muito presente na prática jurídica, em especial nas audiências. “Procuramos sempre conversar com os estudantes e sabemos que realmente o processo tem suas particularidades, por isso é importante trazê-las. A sala de audiência é um momento muito importante, onde utilizamos todos os recursos do processo. A audiência é o momento do contato, diálogo entre as partes, onde cerca de 70% dos casos conseguimos a conciliação, o que no nosso dia a dia é muito relevante”, comenta a magistrada. 

O juiz Vinicius Daniel Petry complementa, destacando que todos os magistrados adotam um procedimento particular e que é importante a todos que forem advogar conhecer a prática adotada pelo juiz. “Com a experiência acabamos adotando procedimentos ímpares, por isso todos precisam tomar conhecimento de como cada juiz, em cada vara, dá encaminhamentos aos processos e às audiências”, ressalta. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.