PPGD promove Seminário sobre Direitos Humanos e (Trans)Identidades - Unijuí

PPGD promove Seminário sobre Direitos Humanos e (Trans)Identidades

Na tarde desta terça-feira, 28 de maio, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD) da Unijuí promoveu, via Google Meet, o Seminário sobre Direitos Humanos e (Trans)Identidades. O evento colocou em pauta as experiências, os direitos e os desafios pelos quais passam pessoas trans e travestis em nosso País.

“É extremamente importante promovermos discussões como esta. E mais importante ainda é falarmos a partir da perspectiva do protagonismo e da resistência das pessoas trans e travestis, e não apenas da repressão”, destacou o coordenador do PPGD, professor doutor Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth.

Dois temas foram debatidos durante a tarde: o primeiro,  “A promoção da cidadania de pessoas travestis e trans nos espaços institucionais: experiências de opressão e resistências”, esteve a cargo de Lauri Miranda Silva, mulher trans afroíndigena, doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e membra do Centro de Referência à História LGBTQI+ do Rio Grande do Sul.

A segunda palestra debateu a “Teoria da Reprodução Social no Sistema de Seguridade Social e nos benefícios das Pessoas Trans”, e esteve sob responsabilidade de Heloísa Helena Pancotti, mestre em Direito pela UNIVEM e doutora em Ciências Jurídicas na Universidade Estadual do Norte do Paraná.