Aberto o I Seminário Internacional da Rede de Observatórios Latino-Americanos pela Efetivação da Agenda 2030 - Unijuí

Na manhã desta quarta-feira, 14 de junho, aconteceu a abertura do I Seminário Internacional da Rede de Observatórios Latino-Americanos pela Efetivação da Agenda 2030. O evento é realizado de forma online até esta quinta-feira, dia 15, a partir de uma promoção da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD) da Unijuí, do Observatório de Direitos Humanos e do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos, Justiça Social e Sustentabilidade da Universidade.

O evento tem como objetivo fortalecer a atuação conjunta e a divulgação dos resultados das investigações realizadas pelos Observatórios: o o Observatório de Direitos Humanos do PPGD da Unijuí; o Observatório de Políticas Constitucionais Descolonizadoras para a América Latina do PPGD da Unochapecó; o Observatorio para el Desarrollo de Misiones, mantido pela UGD na Argentina; e o Observatorio Permanente de Trabajo Decente de la Triple Frontera da Universidade Nacional de Misiones - UNaM, na Argentina. Além disso, o evento tem como objetivo organizar núcleos temáticos com linhas de pesquisas em comum, a fim de orientar a produção de conhecimento entre os pesquisadores para o estudo aprofundado e especializado com diagnósticos e estratégias de consecução das metas para um desenvolvimento sustentável.

Participando da abertura do evento, a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, falou da satisfação em ter o corpo docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito comprometido com a Agenda 2030, que também é uma prioridade para a Universidade. “A partir do nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), temos várias diretrizes e estratégias voltadas à Agenda 2030. Nós buscamos incorporar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão, o que tem sido bastante positivo, como percebemos no relatório parcial das ações desenvolvidas no último ano”, destacou a vice-reitora.

Coordenador do PPGD da Unijuí, o professor Maiquel A. Dezordi Wermuth destacou que há muito tempo tem acompanhado o empenho dos professores para o fortalecimento da Rede de Observatórios. “Enquanto Programa, entendemos que é absolutamente impossível pensar a contemporaneidade de forma descolada dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. E este evento serve para darmos transparência, visibilidade a todo trabalho que vem sendo desenvolvido em prol dos ODS”, disse.

Conforme destacou a coordenadora do Observatório de Direitos Humanos, professora doutora Anna Paula Bagetti Zeifert, a Rede de Observatórios foi criada em 2021, a partir de um grupo de professores da Unochapecó, UNaM, UGD e Unijuí. A criação da Rede visava a participação em editais de agências de fomento e a promoção de ações em torno da Agenda 2030. “No ano de 2021, tivemos o encaminhamento de um projeto para a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), que foi aprovado, e que vem sendo, há dois anos, desenvolvido. No final de 2022, tivemos a realização de um seminário internacional na Argentina, que marcou o fechamento do primeiro ano de atividades da Rede, e agora estamos marcando as atividades desse grupo no Brasil, por meio deste evento”, reforçou a docente.

Líder do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos, Justiça Social e Sustentabilidade, o professor doutor Daniel Rubens Cenci falou sobre a importância de se aprender a trabalhar em conjunto. E que o primeiro degrau para se alcançar uma ideia de ação conjunta para a sustentabilidade já foi alcançado, que é compreender, dentro das instituições, a importância desse trabalho. “Já estamos num segundo degrau que é, na prática, constituindo saberes que transcendem fronteiras”, disse.

Programação

Após a abertura oficial, a professora doutora Maria Aparecida Lucca Coavilla falou sobre as “Experiências da Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública de SC na Implementação de um Planejamento Estratégico com Base na Agenda 2030 da ONU”.

Às 14h, foram realizadas apresentações de trabalhos e, às 19h, foi realizada a mesa “Políticas públicas e dignidade: os desafios impostos aos direitos fundamentais e às garantias sociais”, com a participação da professora doutora Karyna Batista Sposato coordenadora dos Observatórios Sociais da Universidade Federal de Sergipe (UFS); e do doutor Álvaro Maurício Chamorro, integrante do Projeto Interinstitucional - Agenda 2030 para el Desarrollo Sostenible: Análisis Comparado Brasil y Colombia, da Universidade Cooperativa da Colômbia.

Nesta quinta-feira, dia 15, será realizada a reunião da Rede de Observatórios, às 9h30; apresentação de trabalhos, às 14h; e a discussão sobre “Geopolítica Ambiental e os Desafios para a América Latina”, às 19h, a cargo do professor doutor Fernando Estenssoro (USACH/Chile).

O encerramento será realizado às 21h, com a apresentação do Relatório (parcial) de Atividades da Rede de Observatórios Latino-Americano para Efetivação da Agenda 2030 (período 2022/2023); e apresentação da Cartilha sobre a Agenda 2030 - ODS (Tradução - português, espanhol, kaingang e guarani). Para conferir, a programação de hoje, basta acessar o canal do PPGD da Unijuí.