Professores e estudantes da Unijuí participaram do evento Geofronteiras, no Paraguai - Unijuí

Nos dias 13, 14 e 15 de outubro, ocorreu o VI Seminário Internacional de Los Espacios de Frontera - Integración: Cooperación y conflictos, tendo como sede a Universidad Nacional de Itapúa, em Encarnación, no Paraguai.

O evento internacional foi promovido pela Rede de Universidades Geofronteras, da qual a Unijuí faz parte, e realizou-se com a cooperação entre Universidades da Argentina, Paraguai e Brasil. Um evento que contou com conferências, apresentações de trabalhos, atividades artísticas e culturais dos diferentes países.

A Unijuí esteve representada na coordenação do evento pelo professor doutor Daniel Rubens Cenci e pela professora doutora Leonir Terezinha Uhde. A comitiva contou com mestres, mestrandos e doutorandos dos Programas de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS) e em Direitos Humanos (PPGD), com apresentação de trabalhos, que serão publicados em formato de e-book do evento.

No primeiro dia, foram proferidas palestras sobre temas das realidades fronteiriças e transfronteiriças de repercussão para as regiões de fronteiras entre Brasil, Argentina e Paraguai, dentre eles: a importância do avanço e projeção da língua guarani no diálogo entre fronteiras; a construção de fronteiras e suas implicações sob a ótica da construção territorial e do desenvolvimento e integração regional fronteira como espaço vivido e subversivo com as interações e para diplomacia; e realidades enfrentadas pelas mulheres em espaços de fronteira.

Nos dois dias do evento ocorreram apresentações dos trabalhos encaminhados e aprovados dentro de cinco eixos previamente definidos. As pesquisas apresentadas pelos estudantes da Unijuí abordaram temáticas que versam sobre o meio ambiente, gênero, vida nas fronteiras e agendas comuns.

O VI Geofrontera contou com a participação de pesquisadores de diversos países, o que possibilitou qualificar este espaço de diálogo coletivo, fortalecendo a Rede de Pesquisas e agendas de integração para a América Latina, da qual a Unijuí é parte formal, especialmente com a atuação do PPGD e PPGSAS, mas que se constitui em oportunidade de internacionalização com outras atividades entre as universidades parceiras, como aulas compartilhadas, projetos de pesquisas em comum, circulação de professores e alunos.