Experiências do Projeto de Extensão Cinema e Direitos Humanos são compartilhadas em livro - Unijuí

O Projeto de Extensão Cinema e Direitos Humanos da Unijuí tem o intuito de levar conhecimento acerca dos Direitos Humanos para a comunidade, utilizando a linguagem cinematográfica para construção de debates sobre o tema. A partir do projeto, o professor e coordenador, Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth, elaborou o livro “Cinema e Direitos Humanos na sala de aula: um manual prático”, que será lançado na XXVIII Feira do Livro de Ijuí e XXXI Feira do Livro Infantil do Sesc, entre os dias 23 e 26 de novembro.

O livro traz informações práticas sobre a organização de sessões de cinema, os equipamentos necessários e os locais para obter os materiais que serão utilizados para as sessões. Além disso, conta com um catálogo de 30 obras com temas diversos sobre os Direitos Humanos, acompanhadas de sugestões de atividades para utilização em sala de aula.

O professor afirma que está ansioso pela data e para a divulgação do livro. “É um sentimento positivo, sensação de dever cumprido, porque é muito importante que os Projetos de Extensão, que as pessoas que trabalham com carinho, sejam reconhecidos como parte da interlocução da Universidade com a comunidade”, conta Maiquel.

O livro recebeu financiamento para divulgação, viabilizado pelo Edital de Concurso Cultural nº 04/2020 - “Culturas Diversificadas” do Poder Executivo do Município de Ijuí, denominada Lei de Emergência Cultural. “No momento em que o livro recebe apoio dos cofres públicos, o nosso trabalho se torna mais significativo e relevante,” comenta.

Para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos, no qual o projeto de extensão é vinculado, o livro “Cinema e Direitos Humanos na sala de aula: um manual prático” é muito representativo. “O livro caracteriza a nossa inserção comunitária e certamente, aliar pesquisa, extensão e ensino é o sonho de toda e qualquer Universidade,” finaliza.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí