Na última quinta e sexta-feira, dias 23 e 24 de setembro, ocorreu o I Seminário Regional de Direito à Cidade, Desigualdades e Inclusão Social: os descaminhos da igualdade. O evento foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Unijuí, por meio do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Governança e Democracia (GP Mundus), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).
Realizado de forma online, com transmissão pelo canal da Unijuí no YouTube, o seminário contou com três exposições sobre os temas: “Igualdade e Direitos de Cidadania: da emergência de seu surgimento às violações e supressões”, “Entre exclusões e inclusões nas cidades: como cumprir as metas do ODS 11 da Agenda 2030” e “Cidade Educadora e Inclusiva: a busca pela concretização dos direitos de cidadania”.
A coordenadora do Seminário, professora Elenise Schonardie, considera que o objetivo do evento, de promover uma reflexão sobre a igualdade enquanto princípio norteador do Estado Democrático de Direito, foi alcançado. “Também acreditamos que o Seminário auxiliou na reflexão sobre a necessidade de novas políticas públicas de inclusão social frente ao avanço das desigualdades em nosso país e em nível mundial”, destaca.
A professora Elenise ressalta, ainda, a importância das pessoas retomarem os espaços públicos não apenas de interação, mas também de discussão sobre qual cidade queremos. “Esse primeiro Seminário se fez um espaço privilegiado, no sentido de que os participantes puderam perceber que são as pessoas que fazem a cidade, ou seja, a participação de cada um de nós em ‘como eu gostaria que fosse a minha rua?’, não apenas no meu interesse, mas aquilo que fosse melhor para todo o conjunto."
O evento reuniu oito Instituições de Ensino Superior das regiões Sul, Centro e Noroeste do Rio Grande do Sul e também do Oeste de Santa Catarina, constituindo-se efetivamente como um seminário regional. Interessados nas temáticas debatidas, que não puderam acompanhar as discussões em tempo real, podem acessar as gravações em: YoutubeUnijuí/01, YoutubeUnijuí/02 e YoutubeUnijuí/03.
Por Amanda Thiel, estagiária de jornalismo da Assessoria de Marketing