Realizado de forma virtual, aconteceu na última sexta-feira, dia 17 de setembro, mais um encontro do II Seminário sobre Pensamento Latino-Americano e Direitos Humanos da Unijuí. A atividade faz parte da disciplina de Tópicos Especiais II, do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos da Universidade.
Para discutir a temática “A tradição Ibero-americana dos Direitos Humanos”, foi convidado a palestrar o professor doutor Alejandro Rosillo Martínez, da Universidad Autónoma de San Luis Potosí, no México.
“Tivemos vários professores, brasileiros e estrangeiros, que já passaram por este seminário. E como o doutor Alejandro possui uma relação muita própria com a pesquisa a partir deste olhar, do olhar da América Latina, o convidamos para que pudesse apresentar o que chamaríamos de ‘início’ das perspectivas ibero-americanas para os nossos estudantes da Iniciação Científica, dos cursos de graduação, mestrado e doutorado”, destacou o mediador do debate, professor doutor Doglas Cesar Lucas.
Conforme explicou o convidado, a tradição ibero-americana dos Direitos Humanos precisa ser entendida a partir de uma ruptura com a concepção iluminista da história. “Quando buscamos a história sobre os direitos humanos, normalmente encontramos uma concepção linear e progressiva de que a evolução passa por três gerações. Mas há uma outra forma de abordarmos a história, a partir da expansão e especificação. A partir do núcleo de direitos humanos, ou seja, dos direitos burgueses, que nasceram da Revolução Burguesa - a exemplo do direito à liberdade e do exercício político, e que foram se expandindo com os direitos sociais”, explicou inicialmente o professor.
Ainda na última semana, aconteceu na quarta-feira, dia 15 de setembro, a palestra sobre “Contexto histórico do Haiti e os desafios dos direitos humanos na Ilha”, com o doutor em Educação e assessor da Secretaria de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, Prosper Renel. O debate agendado para esta terça-feira, 21 de setembro, com o professor doutor Marcos Cesar Alvarez (USP), sobre “Violência e Políticas de Segurança Pública no Brasil Contemporâneo”, será reagendado.