PPG em Direitos Humanos promove discussão sobre os 15 anos da Lei Maria da Penha - Unijuí

PPG em Direitos Humanos promove discussão sobre os 15 anos da Lei Maria da Penha

A Lei Maria da Penha completou 15 anos, e com o intuito de fomentar a discussão em relação à violência doméstica e familiar contra a mulher, o Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Unijuí promoveu uma série de palestras no seu canal do Youtube. 

De acordo com o professor de Direito, Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth, a proposta do evento era promover uma discussão institucional acerca da temática, estabelecendo um diálogo interdisciplinar com o intuito de sensibilizar a comunidade acadêmica. “Especialmente neste ano, em que o Brasil celebra os 15 anos de uma das legislações mais importantes do mundo relacionadas à questão da violência doméstica contra a mulher”, comenta. 

O evento realizado na Unijuí no mês de agosto reuniu de forma online um público amplo, com estudantes da área do Direito e outras áreas do conhecimento, assim como  professores da Universidade e comunidade externa. 

Conforme explica o professor, a programação esteve alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), e principalmente ao ODS 5, que visa alcançar a igualdade de gênero e empoderar mulheres e meninas, eliminando todas as formas de violência nas esferas públicas e privadas.

A programação contou com convidados que palestraram sobre: Necrobiopoder: a vida e a morte no Estado, com a  professora do Programa de Pós-graduação em Sociologia e  pesquisadora do CNPq, doutora Berenice Bento; Violência entre casais: perspectiva antropológica e questões de gênero, com a graduada em História pela UFPA, doutora Maria Patrícia Corrêa Ferreira; Exposição virtual: até que a morte nos separe, com a artista Visual e Mestre em Comunicação, Graça Craidy; Momento de sensibilização: a Campanha do Sinal Vermelho contra a violência doméstica, com a palestrante  mestra em Direito pela UNISC e doutoranda em Direito pela Unijuí, Tânia Reckziegel. Para finalizar o evento, ocorreu o Testemunho: tortura e violência contra mulheres – O caso Evandro, com a palestrante e autora do livro “Malleus: relato de injustiça, tortura e erro judiciário”,  Beatriz Abagge. 

Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.