I Seminário sobre Pensamento Latino-Americano e Direitos Humanos abre nesta semana - Unijuí

Na próxima quarta-feira, dia 9 de junho, terá início o "I Seminário sobre Pensamento Latino-Americano e Direitos Humanos”, promovido pelo Doutorado em Direitos Humanos da Unijuí. Parte das atividades da disciplina Tópico Especial I, o evento contará com diversos debates, em diferentes datas, ao longo dos meses de junho e julho.

Para começar, no dia 9, às 16h, acontece o debate “A luta decolonial dos povos indígenas por direitos humanos” a cargo de Tiago Botelho (UFGD-Brasil). Já no dia 10, às 16h, a discussão é sobre “A nova constituinte/Constituição popular chilena”, com Fernando Stenssoro (Usach – Chile).

O seminário segue no dia 16 de junho, às 16h, com o tema “Ideias descoloniais de um ‘bom governo’ para a América Latina: o que temos a aprender com a Poma de Ayala?”. À frente estará Fernanda Bragatto (Unisinos – Brasil). No dia 23, às 16h, Cleide Calgaro (UCS – Brasil) falará sobre “Os impactos da sociedade de consumo na sociedade atual e os desafios para o socioambientalismo”.

No dia 24, às 16h, o tema “Genocidio Y los delitos de lesa humanidad” será debatido por Manuel Moreira (Unam – Argentina); e no dia 30 “Pensamento descolonial, direitos humanos e constitucionalismo latino-americano”, por João Paulo Allan Teixeira (Unicap – Brasil).

Para fechar, em julho, haverá dois debates: no dia 1º, sobre “O pensamento criminológico latino-americano”, com Salo de Carvalho (UFRG – Brasil); e no dia 8, sobre “O processo constituinte e constituição no Equador: os direitos da natureza na constituição atual”, com Luis Sanipatin (Upec – Equador).

A transmissão acontece pelo canal do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unijuí no Youtube.