II Seminário Discente do Doutorado em Direitos Humanos ofereceu espaço de diálogo - Unijuí

O II Seminário Discente do Doutorado, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito – Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos – da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), foi realizado no dia 27 de maio através da Plataforma Google Meet. Com o objetivo de oferecer um espaço de diálogo e construção de conhecimento em diversas áreas relacionadas aos direitos humanos, o evento reuniu estudantes e professores da UNIJUÍ e de outras instituições de ensino superior.

As reflexões no decorrer dos turnos da manhã e da tarde foram conduzidas com o chamamento de trecho do poema “O livro e a América”, de Castro Alves, recitado pelo Doutorando André Giovane de Castro: “Por isso na impaciência / Desta sede de saber, / Como as aves do deserto – / As almas buscam beber... / Oh! Bendito o que semeia / Livros... livros à mão cheia... / E manda o povo pensar! / O livro caindo n’alma / É germe – que faz a palma, / É chuva – que faz o mar.” A abertura do evento foi oficializada pelo Dr. Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth, coordenador do PPGDH da UNIJUÍ.

A conferência “Cultura e pandemia: o direito entre o sistema político e a sociedade”, ministrada pela Dra. Renata Almeida da Costa e mediada pelo Doutorando Norberto Milton Paiva Knebel, abriu os trabalhos. A conferencista é coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito – Mestrado e Doutorado em Direito e Sociedade – da Universidade La Salle (UNILASALLE) e presidenta da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Sociologia do Direito (ABRASD). O Painel dos Egressos e o Painel dos Doutorandos, com debates suscitados pela Doutoranda Bruna Medeiros Bolzani, marcaram as atividades do turno da tarde.

O Painel dos Egressos, com mediação da Doutoranda Aline Michele Pedron Leves, contou com as palestras “Temática indígena na escola: tecendo saberes a partir do buen vivir”, ministrada pela Dra. Fabiane da Silva Prestes, que realiza estágio pós-doutoral pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da UNIJUÍ; e “Mediação em tempos de pandemia: um novo caminho para a advocacia no Brasil?”, ministrada pelo Dr. Marcelo Dias Jacques, que realiza estágio pós-doutoral pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Ambos cursaram o Mestrado no PPGDH da UNIJUÍ.

O Painel dos Doutorandos, com mediação da Doutoranda Gabrieli de Camargo, ao finalizar as atividades do evento, reuniu as conferências “Mediação de conflitos e o trabalho da Procuradoria do Município de Porto Alegre”, ministrada por Carina Deolinda da Silva Lopes; “Revisão das bases de proteção social: algumas premissas”, ministrada por Humberto Acacio Trez Seadi; e “Cidade e novas tecnologias: desafios para a regulação”, ministrada por Norberto Milton Paiva Knebel. Eles são alunos do Curso de Doutorado do PPGDH da UNIJUÍ.