Coordenador do PPG em Direitos Humanos palestra em três Congressos Internacionais - Unijuí

O Professor Dr. Maiquel A. Dezordi Wermuth – Coordenador do PPG Direitos Humanos – participou, nas últimas duas semanas, de três congressos internacionais, em Santa Maria-RS, Campo Grande-MS e Maringá-PR, respectivamente.

No dia 2 de setembro, o professor palestrou sobre o tema “Fake News”, no âmbito do 5º Congresso Internacional Direito e Contemporaneidade, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O evento é realizado pelos Grupos de Pesquisa CEPEDI (Centro de Estudos e Pesquisas em Direito e Internet) e NUDI (Núcleo de Direito Informacional) e, na sua quinta edição, contou com palestrantes brasileiros e estrangeiros que abordaram temas atuais sobre o uso e as implicações das novas tecnologias informacionais na sociedade contemporânea. Informações sobre o evento podem ser buscadas em: https://www.ufsm.br/cursos/pos-graduacao/santa-maria/ppgd/eventos/5congressodireito/.

No dia 5 de setembro, a palestra foi proferida na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande-MS, no âmbito do XVI Congresso Internacional de Direitos Humanos, promovido pela UCDB em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Nesta oportunidade, o professor palestrou sobre o tema “(Bio)Políticas Migratórias Brasileiras: Entre Democracia e Autoritarismo”. O tradicional evento da UCDB e da UFMS tem por objetivos proporcionar o incentivo à reflexão acadêmica voltada para a realidade das práticas dos Direitos Humanos, assim como da Educação em Direitos Humanos, estimulando reflexões, apresentações e pesquisas que busquem a troca de experiências, abrindo espaço para que estudantes das Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado do MS e de outras regiões do Brasil participem dos debates e apresentem trabalhos relacionados aos Direitos Humanos. Informações sobre o evento podem ser acessadas em: https://site.ucdb.br/eventos/xvi-congresso-internacional-de-direitos-humanos/4729/.

No dia 12 de setembro a palestra ocorreu na UNICESUMAR, em Maringá-PR, durante o V Congresso Internacional de Direitos da Personalidade e VI Congresso de Novos Direitos e Direitos da Personalidade. Neste evento, a palestra foi sobre “Bancos de dados de perfis genéticos e direitos da personalidade: uma leitura Biopolítica.” O propósito do evento consiste em debater os direitos da personalidade, tanto no que se refere aos novos direitos e aos limites da sua proteção na atualidade, quanto nos mecanismos jurídicos e extrajurídicos, políticas públicas e ações judiciais voltadas a sua concretização, promovendo a integração de discentes, docentes, pesquisadores e profissionais das mais diversas áreas do conhecimento. Maiores informações sobre o evento podem ser acessadas em: https://www.unicesumar.edu.br/presencial/congresso-internacional-de-direitos-da-personalidade/.