O Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos – da Unijuí reuniu nesta quinta, 27 de junho de 2019, seus alunos e professores para dois momentos com ênfase para o ensino e a pesquisa: uma defesa de dissertação e um Seminário de estudos, com a participação da Profª Drª Claudia Rosane Roesler, da Universidade de Brasília. A professora aproveitou também para rever os amigos da Unijuí, onde ela graduou-se em Direito na década de 90.
Pela manhã, ocorreu a sessão pública da defesa de dissertação da agora Mestre em Direito pela Unijuí Priscila Schuster Colling. Seu trabalho “Os direitos humanos e as interações entre direito interno e direito internacional: o movimento antimanicomial no Brasil a partir do julgamento do caso Damião Ximenes Lopes na Corte Interamericana de Direitos Humanos”, orientado pelo Prof. Dr. Maiquel Wermuth foi apreciado pela Profª Drª Claudia Rosane Roesler e pelo Prof. Dr. Gilmar Antonio Bedin, que constituíram a banca examinadora.
À tarde, com início às 14 horas, no Auditório do Programa de Pós-Graduação em Direito, prédio Beta do Campus Ijuí, o grupo de mestrandos e doutorandos, com seus professores, reuniu-se para participar do Seminário Teoria do Direito, Democracia e Direitos Humanos, promovido pelo PPGDH e pelo Grupo de Pesquisa do CNPq “Direitos Humanos, Governança e Democracia (Mundus)”, sob a coordenação do Prof. Bedin. O Seminário é também uma atividade da disciplina de Tópico Especial: Direitos Humanos vários olhares. Na oportunidade, a convidada a falar no Seminário, Profª Drª. Claudia Rosane Roesler destacou a importância de um olhar mais plural sobre o Direito na relação com a democracia e os direitos humanos.
(Por Vera Raddatz, Profª do PPGDH)