Estudantes e egressa do PPG em Direito da Unijuí socializam pesquisas em evento internacional - Unijuí

A socialização de pesquisas científicas é um dos propósitos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito – Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos – (PPGD) da Unijuí. A difusão e a discussão de trabalhos em espaços universitários, com pesquisadores de diversas instituições, matrizes teóricas e formações, oportunizam o aperfeiçoamento e a construção da produção acadêmica. Nesse sentido, o PPGD incentiva a participação dos estudantes em eventos científicos, tanto nacional quanto internacionalmente.

No dia 13 junho, quinta-feira, discentes e egressa do Mestrado em Direito da Unijuí apresentaram as suas pesquisas na III Mostra de Trabalhos Científicos Jurídicos, vinculada ao III Congresso Internacional de Jurisdição Constitucional, Democracia e Relações Sociais, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF). Os trabalhos acadêmicos dos pesquisadores da Unijuí, estão relacionados à área de concentração do PPGD – Direitos Humanos – e às suas respectivas linhas de pesquisa – Fundamentos e Concretização dos Direitos Humanos; e Democracia, Direitos Humanos e Desenvolvimento.

As seguintes produções acadêmicas, realizadas na Unijuí, foram apresentadas no evento: “Direitos humanos e globalização: a relativização da soberania estatal frente à atuação dos novos atores internacionais”, de Aline Michele Pedron Leves e André Giovane de Castro; “O controle reprodutivo feminino: da caça às bruxas medieval à biopolítica de gênero em democracia brasileira”, de Ana Claudia Delajustine e Ana Kravczuk Rodrigues; “Discursos e ações: em busca da coalizão entre direitos humanos e direito penal na sociedade (democrática) de risco”, de André Giovane de Castro e Aline Michele Pedron Leves; e “A remoção de páginas de ‘discurso de ódio’ nas redes sociais e (im)possíveis questionamentos acerca do monopólio da opinião por empresas privadas”, de Murilo Manzoni Boff e Mateus de Oliveira Fornasier.