Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos realiza aula inaugural - Unijuí

Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos realiza aula inaugural

O professor da Universidade de Santiago do Chile Eduardo Devés fez uma palestra com o tema: “O pensamento latino americano no século XX”.

Na quinta-feira (09), aconteceu a aula inaugural do PPGD – Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Unijuí. Os acadêmicos ouviram a fala do professor da Universidade de Santiago do Chile Eduardo Devés com o tema: “O pensamento latino americano no século XX”.

Devés salientou a importância de os intelectuais latino-americanos conhecerem o pensamento e os conceitos que permitam entender a realidade. “É importante conhecer a trajetória do próprio pensamento”, afirma Devés. Ou que é preciso conhecer pensadores reconhecidos como Octavio Paz, Raúl Prebisch, Paulo Freire, etc. que estão entre os mais importantes da América Latina.

O professor fez uma comparação afirmando que na década de 60 os pensadores da época foram pensadores da economia e hoje o caráter do pensamento latino-americano dos principais autores não possui essa linha de pensamento, que acaba comprometendo o desenvolvimento econômico da América Latina.

Texto: Valéria Foletto, estudante de Jornalismo da UNIJUÍ