UNIJUÍ realiza o II Seminário Internacional de Direitos Humanos e Democracia - Unijuí

UNIJUÍ realiza o II Seminário Internacional de Direitos Humanos e Democracia

O Seminário teve abertura oficial na noite desta quarta-feira e será realizado até a sexta-feira, dia 31, no Câmpus Ijuí.

Na noite desta quarta-feira, o Programa de Mestrado em Direitos Humanos da UNIJUÍ realizou a abertura do II Seminário Internacional em Direitos Humanos e Democracia, no Salão de Atos do Câmpus Ijuí. Este ano o evento desenvolverá a temática "Pensando a América Latina".

Após o ato de abertura do evento, foram ministradas as palestras:

- “Direitos humanos e Constituição em tempos de Globalização”, com o professor Dr. Alfonso de Julios-Campuzano, da Universidade de Sevilla, na Espanha.

- “Intervenção Militar e Respeito aos Direitos Humanos”, com o professor Dr. Ricardo Antonio Silva Seitenfus, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que tem a obra “Haiti: dilemas e fracassos internacionais”, lançada pela Editora UNIJUÍ.

O mediador da noite foi o professor Dr. Gilmar Antonio Bedin, coordenador geral do Seminário. Em sua fala na abertura do Seminário, Bedin ressaltou que a Universidade é o espaço privilegiado para o debate e a reflexão. O professor também falou sobre a questão dos Direitos Humanos na América Latina. "Na nossa região (América Latina) muitos problemas históricos permanecem sem solução. Destaco os assustadores níveis de desigualdade, os níveis de violência alarmantes. E o que talvez seja o problema mais grave: a baixa cultura democrática e a prática permanente de apropriação privada do patrimônio público", observou.

São alguns dos objetivos do Seminário, que segue até a sexta-feira, dia 31 com uma extensa programação: investigar os meios de garantir a aplicação eficaz dos direitos humanos nas sociedades democráticas nacional e internacional, como meio de assegurar o desenvolvimento seguro e adequado aos seus cidadãos, promovendo reflexão, debates e apresentação de trabalhos de pesquisa em forma de palestras. Analisar a contribuição dos Direitos humanos como suporte para a proteção ambiental e a garantia de um desenvolvimento sustentável.

Programação

A programação do Seminário teve início já na tarde de quarta-feira, com o Encontro da Rede internacional de grupos de pesquisa formada por professores da UNIJUÍ, Unisinos, Università di Roma La Sapienza/IT, Faculdade de Direito de Vitória e Universidad de Sevilla/ES e o 6º Encontro Estado e Constituição: a internacionalização do direito a partir dos direitos humanos.

E nesta quinta-feira a programação tem continuidade, com início no turno da manhã:

Das 08h30min às 11h30min

Palestra: “Conflitos bioéticos e biojurídicos na proteção da saúde pública global”.

Palestrante: Profª. Drª. Alina Carmen Celi Frugoni (Universidad de Montevideo, Uruguai).

Palestra: “Bioética, derecho a la salud y sistemas de salud en Latinoamérica”.

Palestrante: Prof. Dr. Francisco León Correa (Universidad de Santiago de Chile).

Palestra: “O debate ambiental e as perspectivas para a América Latina e os interesses mundiais sobre o desenvolvimento da região”.

Palestrante: Prof. Dr. Fernando Estenssoro Saavedra (Universidad de Santiago de Chile).

Palestra: “Bioética e Biodiversidade na América Latina”.

Palestrante - Prof. Dr. Luiz Ernani Bonesso de Araujo (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria).

Mediador: Prof. Dr. Daniel Rubens Cenci (UNIJUÍ).

A programação completa do Seminário está no Portal da UNIJUÍ, na página de eventos.