O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí promoveu, nesta sexta-feira, 28 de março, a sua aula inaugural. A atividade contou com ampla programação, com palestras, rodas de conversa e lançamento de livros. A atividade ocorreu no formato híbrido, com transmissão simultânea pelo Youtube do Programa.
A abertura da aula inaugural ocorreu pela manhã, com a programação integrando a aula inaugural dos Programas de Pós-Graduação da área da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade de Cruz Alta (Unicruz), Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Universidade de Passo Fundo (UPF), as quais fazem parte, junto da Unijuí, do projeto “Bases para a Projeção Política de uma Política para a Formação de Professores”, financiado pelo CNPq.
Conforme a organizadora do evento e integrante do projeto Bases para a Projeção de uma Política de Formação de Professores no RS, professora Eva Teresinha de Oliveira Boff, a realização da aula inaugural conjunta é uma forma de valorizar a coletividade. “Conseguimos evidenciar o quanto o coletivo nos ajuda a crescer. Podemos aprender sozinhos, mas aprender em conjunto é o que nos dá asas para progredirmos”, ressalta.
O coordenador do PPGEC, professor Sidinei Pithan da Silva, reforça a importância do tema, que faz retomar grandes questões, como a educação pública no Brasil. “Momentos como este possibilitam construirmos bases para a formação de professores qualificados, além de valorizar a educação brasileira e impulsionar os professores como agentes promotores civilizatórios”, salienta.
Em sua fala, a coordenadora do Programa de Pós Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, da Unicruz, professora Sirlei de Lourdes Lauxen, comenta que a aula inaugural conjunta é um momento de pensar, que traz uma temática necessária neste momento para toda a educação. “É um momento especial, com muitas instituições envolvidas que abordam o tema da educação a partir de uma ótica importante, que é a coletividade”, relata.
Na manhã, após a abertura oficial, foi promovida a palestra com o tema “Interlocuções entre as políticas de formação docente no Brasil e em Portugal”, que contou a participação dos professores Sérgio Roberto Kieling Franco (UFRGS), Zélia Anastácio, da Universidade do Minho, Portugal, e Eva Teresinha de Oliveira Boff, do PPGEC da Unijuí.
Já à tarde, o professor José Pedro Boufleuer apresentou uma palestra sobre a vida de Mario Osorio Marques, com o tema “Mario Osorio Marques - 100 anos: legado e memória”. Em seguida, foi feito o lançamento de livros pela Editora Unijuí, a partir de pesquisadores da Universidade. Por fim, ocorreu uma roda de conversa, que envolveu os professores Eva Teresinha de Oliveira Boff, José Pedro Boufleuer e Sidinei Pithan da Silva, os quais abordaram ““Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - 30 anos: destaques na percepção dos coordenadores”.