O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) promoveu nesta quarta-feira, 11 de dezembro, o Seminário Temático “Educação, Pensamento Crítico e Intelectualidade no Cenário da Globalização". O evento ocorreu no formato on-line, via Google Meet, e contou com a participação de pesquisadores internacionais.
Iniciando a programação, foi realizada a palestra “A educação de adultos e os desafios da sociedade contemporânea: uma leitura sob a perspectiva do pensamento crítico”, com a doutora Carmen Cavaco, de Portugal, e mediação do professor doutor Sidinei Pithan da Silva.
Em sua fala, Carmen abordou as práticas de educação de adultos, que passam pela alfabetização de adultos, formação profissional inicial e contínua, animação sociocultural, desenvolvimento local, movimentos sociais e reconhecimento e validação de experiências adquiridas.
“A educação e a formação de adultos são processos contínuos, difusos e globais que ocorrem em todos os tempos e espaços de vida, por meio da educação informal, não formal e formal, da heteroformação, ecoformação e autoformação. Assim, as transformações ocorrem sem os sujeitos perceberem que estão evoluindo e se transformando, pois ela é contínua”, frisou a palestrante.
Na sequência, tem a fala da doutora Carla Gueron Montero, dos Estados Unidos, sobre “¿Es Posible Decolonizar la Educación en el Norte Global?", com a mediação do doutor Walter Frantz. Já no turno da tarde, a partir das 13h45, tem o tema “O papel da universidade e dos intelectuais no mundo contemporâneo”, com o doutor György Széll, da Alemanha, e mediação do doutor Walter Frantz e, fechando o seminário, a palestra “El compromiso social del investigador en Educación. Por dónde seguir investigando" com o doutor José Antonio Pineda, da Espanha, e mediação do professor doutor Fernando Jaime González.
Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, professor Sidinei Pithan da Silva, o evento foi importante para a formação dos mestrandos e doutorandos. "O seminário celebra a possibilidade de selarmos e darmos continuidade aos convênios que a Unijuí e o PPGEC têm com as Universidades. A avaliação foi muito positiva pelos nossos estudantes, o que para nós é motivo de grande alegria e razão para continuarmos apostando em uma perspectiva utópica e de esperançar com relação às mudanças e potencialidades da Educação no mundo contemporâneo”, pontuou.