PPGEC dá início à socialização de experiências internacionais em escola de Ijuí - Unijuí

No dia 19 de setembro, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí realizou o lançamento do subprojeto “Educação, interculturalidade, linguagem e internacionalização na/da Educação Básica”, através do projeto Universidade e Escola, junto ao Colégio Sagrado Coração de Jesus (CSCJ) de Ijuí. A atividade contou com a participação dos intercambistas Jack Molina, da Inglaterra, e Theo Blaise, do Senegal, que são mestrandos em Educação nas Ciências, e aconteceu sob a coordenação dos professores doutores Sidinei Pithan da Silva e Fabiana Diniz Kurtz.

Conforme explica o coordenador do projeto e também do PPGEC, professor Sidinei Pithan da Silva, o subprojeto tem o intuito de promover uma série de visitas a escolas de Ensino Médio, tanto de professores universitários quanto de estudantes intercambistas, a fim de inserir os alunos da Educação Básica em experiências de internacionalização.

“A internacionalização na Educação Básica, aliada à interculturalidade, potencializa a formação de cidadãos críticos, empáticos e preparados para os desafios globais do século XXI. Dessa forma, por meio de atividades interativas, de debates culturais e de práticas linguísticas, buscamos, através deste subprojeto, estimular a compreensão de realidades globais e o desenvolvimento de competências interculturais entre esses alunos”, destacou o professor.

Não só no dia 19, mas também no dia 26 de setembro, os estudantes intercambistas exploraram, no Colégio, seus percursos de formação para o aprendizado de línguas e falaram sobre a cultura e a educação na Europa e na África. Os alunos da Educação Básica interagiram com os acadêmicos e demonstraram interesse pela socialização das experiências internacionais. “O objetivo do subprojeto é exatamente esse: expandir o repertório acadêmico e cultural dos alunos, preparando-os para uma cidadania global e para os desafios de um mundo cada vez mais interconectado”, finalizou o professor Sidinei.