Docentes e egressos do PPGEC da Unijuí participaram de encontro na Argentina - Unijuí

Entre os dias 5 e 10 de agosto, as professoras doutoras  Vidica Bianchi e Maria Cristina Pansera de Araújo, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) e do Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências – (Gipec), participaram do X Encuentro Ibero-americano de Colectivos y Redes de educadoras y Educadores que Investigan desde la escuela y la comunidad para la Emancipación, na cidade de Salta, na Argentina. A viagem também contou com a participação de egressos do Programa.

Este encontro ocorre a cada três anos, desde 1992, e reúne educadores organizados em redes e coletivos de vários países ibero-americanos. Fazem parte desta organização quatro redes do Brasil; 11 da Colômbia; uma da Espanha; cinco do México; nove do Peru; três da Venezuela e 15 da Argentina. As redes brasileiras são a RIE - Rede de Investigação na Escola; Formad - Rede de Formação Docente – Narrativas e Experiências; Redeale - Rede de docentes que estudam e narram sobre alfabetização, leitura e escrita; e Cirandar - Rodas de Investigação desde a Escola. 

A realização do X Encuentro Ibero-americano contou com quatro etapas: a primeira engloba os trabalhos submetidos pelos membros das redes de cada país e leitura entre os pares autores de outros textos; a segunda, com o envio dos textos aprovados à coordenação geral do evento; a terceira, com a análise dos textos por participantes de outros países, organizados em sextetos, considerando as questões (o que fazer para garantir o acesso das pessoas aos direitos pessoais, sociais e comunitários, em especial o Direito à Educação?; como construir caminhos e processos de diálogos democráticos para a paz?); e, por fim, com a participação presencial no evento, discussão dos relatos produzidos nos sextetos e sistematização dos desafios e avanços das ações das redes. 

As professoras, que estiveram acompanhadas de egressos do PPGEC, atualmente professores no IFFAR – campi de Panambi, Santo Ângleo e Santa Rosa; e UFFS – campi de Cerro Largo, Erechim e Realiza, também vivenciaram dois dias de Rutas Pedagógicas nas províncias de Salta e Jujuhy, para conhecer e compartilhar saberes e fazeres desde a experiência local, em interação internacional, visando a emancipação social dos estudantes e professores das escolas. Nas Mingas (espaço e tempo de discussões, interações e reflexões) foram tematizadas questões como: direito à educação pública e gratuita, formação de professores, interculturalidade, ética, solidariedade, língua dos povos originais e escolas bilíngues, entre outras. 

O Brasil foi escolhido para sediar o XI Encuentro Iberoamericano de Colectivos y Redes de educadoras y educadores que investigan desde la escuela y la comunidad para la Emancipación em 2027. A professora Maria Cristina Pansera de Araújo, como coordenadora da RIE, recebeu o “Cajado da Palavra e a Árvore da Vida”, símbolos das relações e interações vivenciadas na busca pela valorização de professoras e professores desde a Educação Básica até a Educação Superior.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.