A Unijuí lançou, na última semana, o "Projeto Anísio: Formação Científica para Estudantes do Ensino Médio". Coordenado pelo professor Fernando González, o projeto é uma iniciativa de extensão, desenvolvido de forma integrada entre todos os programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade, com financiamento da Capes. Ele leva o nome de Anísio Spínola Teixeira, figura emblemática na história da educação brasileira.
O objetivo do projeto é promover a formação científica avançada entre estudantes do Ensino Médio, mediante uma colaboração estratégica entre os PPGs e as escolas de Ijuí e região. O projeto contempla a oferta de 18 cursos de formação científica, que serão feitos ao longo de 36 meses de duração. A iniciativa busca a realização de atividades práticas, em laboratórios, palestras, workshops e projetos de pesquisa. Haverá atividades nos educandários e também nas instalações de pesquisa da Unijuí.
Conforme explica o professor Fernando, o projeto será feito a partir da disciplina de Teoria e Prática da Extensão Universitária, a qual pretende ser um espaço para que os estudantes dos diferentes PPGs se conheçam e recebam uma formação básica para pensar a extensão como função da Universidade.
A importância do projeto, segundo o docente, se dá tanto pela dupla formação, que aproxima os estudantes da Unijuí da atuação docente universitária, com a extensão sendo parte central, quanto pela expectativa de despertar a vocação científica no ambiente escolar. “Nosso intuito é que, com este movimento, possamos fazer com que os estudantes possam enxergar a universidade como uma possibilidade de se converter em cientistas, como possibilidades futuras”, ressalta.
De acordo com o professor, a iniciativa irá aproximar as escolas públicas da Unijuí. “Apesar do nosso esforço, nem sempre conseguimos vivenciar a Universidade. Eles conhecem o campus, passeiam por aqui, mas nem sempre passam por uma experiência educativa. O Projeto Anísio tem a ideia de dar a cerca de 400 alunos de toda a região das escolas públicas a oportunidade de estudar na Universidade”, complementa.
Vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Daniel Knebel Baggio, comenta que o projeto é pioneiro, uma vez que envolve todos os cursos de pós-graduação de forma transversal. “Para a Universidade a extensão é muito importante, pois conseguimos levar o aprendizado às escolas. Sabemos que os PPGs causam e precisam ter um impacto cada vez maior na sociedade, e com esse projeto lançado conseguimos visualizar isso, o que vai contribuir para todos os Programas e para a Universidade”, destaca.