A reitoria da Unijuí recepcionou, na tarde desta quarta-feira, 3 de abril, o estudante Jack Molina. Natural da Inglaterra, ele ingressa no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC), onde participará das aulas da disciplina de Educação e Tecnologia na Perspectiva Sociocultural (Education And Technology From a Sociocultural Perspective), que é ofertada aos estudantes do curso de Mestrado e ministrada em Inglês. Jack ficará no Brasil até dezembro deste ano.
O encontro contou com a participação do reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio, além do coordenador do PPGEC, Sidinei Pithan da Silva, dos professores Rafael Frantz e Sandro Sawicki, e da assessora do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí, Vanderléia de Andrade Haiski.
A vinda do estudante é uma parceria com a prefeitura de Santa Rosa, e ocorre a partir do interesse do jovem em aprender a Língua Portuguesa, uma vez que Jack tem em sua formação pesquisas a partir do estudo de línguas modernas. Em seu período no Brasil, a ideia é que, conforme explica o professor Rafael Frantz, o estudante, também, participe de um grupo de estudo desenvolvido pela Unijuí e a Universidade de Cambridge, inserida dentro do Cidades Inteligentes, que é aplicado em Santa Rosa.
“Queremos envolvê-lo em atividades de colaboração no nosso grupo de estudo para nos auxiliar. Estamos desenvolvendo a pesquisa para aplicar um framework, o qual vai avaliar, propor e conduzir atividades para transformar um município em Cidade Inteligente. Nossa intenção é verificar, dentro do framework, como está o desenvolvimento de Santa Rosa e o quanto o município é Smart, e o que se pode melhorar. Isso demanda conhecimento do idioma e é neste sentido que o Jack mais vai se inserir e colaborar”, destaca.