Últimos dias para se inscrever no Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências da Unijuí - Unijuí

Até a próxima segunda-feira, 20 de novembro, estão abertas as inscrições para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí. Os candidatos, que podem se inscrever em unijui.edu.br/ppgec, vão disputar uma das 25 vagas para o Mestrado ou uma das 15 vagas disponíveis no Doutorado.

Conforme destacou o coordenador, professor doutor Sidinei Pithan da Silva, o PPGEC completa 28 anos em 2023, tendo formado mais de 100 doutores e 700 mestres. Um programa que conquistou nota 5 na avaliação quadrienal 2017- 2020, demonstrando o reconhecimento da Capes diante da sua qualidade na formação de docentes e no desenvolvimento da pesquisa.

“A proposta de formação do PPGEC inclui uma perspectiva inovadora e produtora de autonomia em relação à pesquisa, marcada pelo compromisso social com a educação. Os diferenciais do programa se encontram em sua concepção de educação, e em sua forma de organizar o currículo e projetar a formação, criando as condições para o desenvolvimento de pesquisas que contribuam efetivamente para o desenvolvimento da educação e da construção do conhecimento no Brasil. Além de cursar os componentes curriculares ofertados, o estudante tem a oportunidade de participar de grupos de estudos, redes de pesquisa, eventos e intercâmbios internacionais”, destacou o coordenador, lembrando que, ao longo dos anos, o Programa vem dando continuidade aos seus princípios históricos e fundantes, entre os quais está a constituição de um quadro de professores com formação nas diversas áreas do conhecimento e correntes teóricas que tematizam a educação.

“Essas características do grupo potencializam a formação de professores e pesquisadores para atuar na educação básica, considerando as diferentes áreas do conhecimento. Salienta-se que a vinculação do corpo docente do Programa com suas áreas de origem é mantida por meio de participação em associações científicas, em eventos nacionais e internacionais e com os grupos de pesquisa e parcerias em redes. Mantém-se, assim, um estreito elo com grupos de pesquisa institucionais e interinstitucionais, professores do Ensino Superior, bolsistas de iniciação científica, comunidade regional/local, movimentos sociais e os cursos de Graduação das respectivas áreas de conhecimento dos professores. As produções resultantes das pesquisas do PPGEC expressam a interligação da educação com a área específica de formação e de atuação dos pesquisadores, configurando o processo educativo como constituinte da produção do conhecimento nas diversas áreas”, completou.

Quem ingressa no Programa tem a possibilidade de seguir uma das três linhas de pesquisa: Currículo e formação de professores; Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação e Educação popular em movimentos e organizações sociais. A partir destas linhas, os estudantes recebem o aprendizado de conhecimentos importantes, que lhes permitem se inserir no debate mundial sobre a educação e o destino humano, compreendendo as diferentes tradições de pensamento, seja em relação ao trato com o conhecimento e suas dimensões éticas, estéticas, sociais, culturais e políticas, ou mesmo em relação à educação e seu vínculo com o currículo, a didática, as políticas públicas, as teorias de ensino-aprendizagem, a formação de professores, a educação básica e os movimentos sociais.

“Em suma, de acordo com os objetivos do PPGEC, considera-se que a proposta de oferta de Mestrado e Doutorado em educação amplia as possibilidades de produção do conhecimento no campo da educação, com ênfase, também na educação básica, no que se refere ao currículo da educação básica e à formação de professores pelo estudo e reflexão relativo às teorias pedagógicas que sustentam os processos de planejamento, gestão e desenvolvimento do ensino; aos aspectos teórico-práticos que vinculam a educação, o conhecimento e a sociabilidade; aos significados éticos e políticos das organizações e dos movimentos sociais; e à preservação e respeito ao meio ambiente, à saúde e à qualidade de vida”, reforçou o professor Sidinei.

Mais informações podem ser obtidas na página do programa, através do telefone (55) 3332-0417 ou pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br.