Projeto do PPGEC inspira escolas públicas do município de Bozano - Unijuí

Projeto do PPGEC inspira escolas públicas do município de Bozano

Inspirados no projeto “Cinema e Educação em Debate”, proposto pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, três escolas públicas do município de Bozano uniram-se para propor esta ação aos professores e funcionários como momento de formação continuada e comemoração ao dia do professor (15 de outubro) e servidor público (28 de outubro).

A exibição do filme “O Último Vagão” foi proposto no primeiro encontro do projeto “Cinema e Educação em Debate”, que conta a história de Georgina, uma professora que dá aulas em um vagão de trem na zona rural do México. Para o Programa, o projeto tem como principais objetivos a análise do potencial educativo do cinema, através de temas relevantes para a educação contemporânea, além de auxiliar em um movimento de reflexão sobre a pesquisa em educação, tendo como seu principal vetor potencial o cinema,  e assim poder compreender a dinâmica dos novos tempos sociais, por meio de análise do cinema.

A partir da participação de professoras das escolas envolvidas e de de discentes e do PPGEC, as equipes diretivas da Escola Municipal Fundamental Pedro Costa Beber, Escola Municipal de Educação Infantil Bozano e Escola Estadual de Ensino Fundamental São Pio X realizaram, no dia 23 de outubro, uma noite de cinema, no Cult Cinemas, em Ijuí. Na oportunidade, o grupo assistiu ao filme “O Último Vagão”, trazendo reflexões importantes e profundas a respeito da esperança e responsabilidade de quem se dedica a formar cidadãos.

Para as escolas, segundo a professora Cláudia Marchesan, que é mestranda do PPGEC, “proporcionar este momento de cinema e reflexão contribuiu para a formação e reflexão sobre a arte de ensinar e aprender com amor, dedicação e compreensão dos tempos sociais contemporâneos”.