Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências debate a Educação no mercado de trabalho e Ensino Médio - Unijuí

Em comemoração aos seus 28 anos, o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí (PPGEC) realizou mais um webinar da série “Diálogos sobre Educação e Docência em Tempos Líquido-Modernos: interfaces entre Universidade e Escola”. O debate foi coordenado e mediado pelo professor Dr. Sidinei Pithan da Silva – (Unijuí); professor Dr. Airton Adelar Mueller (Unijuí); e professora Dra. Lenir Basso Zanon (Unijuí).

A abertura do evento foi feita pelo professor doutor Sidinei Pithan da Silva, coordenador do PPGEC, que ressaltou a importância de discutir as mudanças constantes no setor da Educação, buscando entender sua relevância e inserção no contexto das mudanças no mundo do trabalho e o Ensino Médio no Brasil. “Nós estamos, neste ano, comemorando 28 anos do PPGEC e temos um grande desafio de pensar e tematizar as grandes questões que estão implicadas no mundo do trabalho e sobretudo refletir e entender como estão relacionadas essas mudanças do mundo do trabalho com a educação e as reconfigurações do Ensino Médio.

Participaram do debate ainda, os convidados: Ms. Lucas Santiago Costa, membro da Rede Pública Municipal e Estadual - SC; professor Dr. Alex Sander da Silva (Unesc); professor Dr. José Clóvis de Azevedo (IPA); professor Ms. Dinarte Belato (Unijuí); e professora Luisa Matter Follak - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí. Cada um dos membros fez uma explanação a partir de suas experiências e estudos a respeito das questões relacionadas ao mercado de trabalho e à educação.

Os convidados levantar, dentre inúmeras questões, o atual comportamento da sociedade em relação ao consumo, em que o foco está em priorizar mais o ter do que o ser. Além disso, o avanço tecnológico também foi levantado dentre as pesquisas realizadas, tendo em vista a supervalorização das tecnologias e a diminuição da valorização do humano e das próprias relações humanas, necessárias para o desenvolvimento pessoal e profissional.

A série de webinars segue no mês de novembro, contemplando a temática “Educação e Bem Viver em Tempos Líquido-Modernos: desafios epistêmicos, éticos e políticos”, que acontece no dia 22 de novembro, às 19h; e a temática “Modernidade, Emancipação e Educação: sobre cultura e pseudoformação em tempos líquido-modernos”, que acontece no dia 29 de novembro, às 19h. Os dois próximos webinars podem ser acompanhados, ao vivo, no YouTube da Unijuí.