Webinar promovido pelo PPGEC traz discussão sobre a Educação Superior em tempos líquido-modernos - Unijuí

O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí promoveu na noite desta quarta-feira, 4 de outubro, o oitavo encontro do “Webinars – Diálogos sobre Educação e Docência em Tempos Líquido-Modernos: interfaces entre Universidade e Escola”, em comemoração aos seus 28 anos de atuação. A série de debates é transmitida pelo canal da Unijuí no Youtube, tendo sequência até o mês de novembro.

O principal objetivo da atividade é compreender, a partir das narrativas dos principais sujeitos envolvidos na arte de educar e de diferentes enfoques filosóficos, sociológicos e pedagógicos, os principais desafios implicados na docência em tempos líquido-modernos.

Neste encontro, esteve em pauta a “Educação Superior em tempos líquido-modernos: qual finalidade?”, tema que foi debatido pelos doutores Fábio Pilatt (Unibalsas) e Sidinei Pithan da Silva (Unijuí, coordenador do PPGEC), e pelos mestres César Augusto Danelli (Unibalsas), Yoisse Velasco Rodrigues (Universidad Cooperativa de Colômbia) e Simone Simões Oliveira ( Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí).

O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, fez a mediação do debate e, inicialmente, destacou o conceito de modernidade líquida, desenvolvido pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman. “O conceito diz respeito a uma nova época em que as relações sociais, econômicas e de produção são frágeis, fugazes e maleáveis e, numa analogia, são líquidas. Quem trabalha na educação tem testemunhado mudanças muito velozes nas duas últimas décadas, tanto com relação às relações sociais quanto aos valores e expectativas que a sociedade deposita sobre as instituições de ensino”, destacou.

Para conferir a discussão na íntegra, acesse o link abaixo. O próximo encontro acontecerá no dia 11 de outubro, às 19h, com o tema “Educação Escolar, Pedagogia Crítica e Emancipação: a cultura do diálogo e a práxis solidária na abordagem dos conteúdos escolares do Ensino Médio”.