No sábado, 23 de setembro, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC), realizou por meio do Grupo de Estudos Práxis: Educação, Docência e Sociedade, a exibição do filme “O Último Vagão”, através do “Projeto: Cinema e Educação em Debate”. O encontro reuniu estudantes, professores e profissionais que atuam no campo da pedagogia social.
Para o primeiro encontro foi escolhido o longa, “O Último Vagão”, dirigido por Ernesto Contreras, que conta a história de Georgina, uma professora que dá aulas em um vagão de trem na zona rural do México. A personagem principal tem como objetivo fazer a diferença na vida de seus alunos e está disposta a abrir mão de sua própria trajetória, para que as crianças possam ter um futuro melhor. Ao longo da trama, também é contada a história de Ikal, um dos alunos que faz parte dessa jornada de aprendizado.
Os principais objetivos do projeto envolvem a análise do potencial educativo do cinema, através de temas relevantes para a educação contemporânea, além de auxiliar um movimento de reflexão sobre a pesquisa em educação, tendo como seu principal vetor potencial o cinema, e assim, poder compreender a dinâmica dos novos tempos sociais, por meio de análise do cinema.
O professor doutor e coordenador do PPGEC, Sidinei Pithan da Silva mediou o debate, com o auxílio das professoras Sandra Nunes Rosa, Anelise Rodrigues e Franciele Miriam da Rocha. O coordenador destacou pontos de relevância do projeto. “Temos a possibilidade de valorizar cada vez mais o trabalho dos educadores e das escolas, na nobre tarefa de educar, mas também podemos repensar nossas pedagogias, tendo em vista a origem social e cultural dos estudantes”. O coordenador ainda complementou. “É importante que possamos nos reunir para dialogar sobre cinema, e a partir de algumas obras cinematográficas, nos aproximar de diferentes sujeitos sociais para conversarmos sobre o mundo em que vivemos, nossa condição humana e nossos desafios educacionais”, disse.
De acordo com o professor, Sidinei Pithan da Silva, o próximo encontro do “Projeto: Cinema e Educação em Debate” contará com a participação de mais estudantes do Ensino Médio e graduação. “Lembro que o evento não interessa apenas à pós-graduação, mas a todos que tenham interesse pela educação e pela docência. Sob este aspecto, a abordagem de Mario Osorio Marques nos inspira, ajudando-nos a pensar na educação como forma de interlocução e reconstrução de aprendizagens na interface da intercomplementaridade das ciências”, finalizou.