A professora do curso de Pedagogia da Unijuí, Maria Regina Johann, e a pós-doutoranda Fabiane da Silva Prestes, ambas integrantes do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí (PPGEC), estão desenvolvendo, em parceria com o Sesc de Ijuí, uma ação estética formativa com crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais.
A ação se constitui em uma proposta de educação decolonial, que visa reconhecer os saberes ancestrais dos coletivos indígenas da região Noroeste do Rio Grande do Sul, contribuindo para uma pedagogia antirracista. Tal proposição tem relação com os objetivos do projeto de pós-doutorado “O ensino da temática indígena: tecendo saberes a partir dos princípios do Buen vivir”, desenvolvido por Fabiane sob a supervisão do professor Paulo Evaldo Fensterseifer e com os estudos sobre infâncias, realizados pela professora Maria Regina.
A proposta foi elaborada a partir do tema da Mostra Abril Indígena 2023: Kamé e Kairú metades exogâmicas do povo Kaingang, a qual está em exposição na galeria do Sesc. A mostra, organizada por Jaqueline dos Santos Kaingang, está vinculada ao ponto de cultura Sepé Tiarajú. As obras de arte, por sua vez, foram produzidas por três artistas locais: Jaqueline Santos, Flávio Félix e Maria Regina Johann (AAVI/Ijuí), e retratam uma pesquisa antropológica, arqueológica e estética que apresenta as dimensões de vida dos Kaingang.
Dessa forma, a ação estética e formativa tematiza a ancestralidade, a cosmologia, a arte e o modo de ser do indígena contemporâneo. A partir de recursos audiovisuais, os participantes conhecem a história do coletivo Kaingang e as suas contribuições na sociedade envolvente. A seguir, participam de uma visita mediada na exposição. Por fim, são convidados a ilustrar aspectos da história e cultura indígena, cujas criações passam a compor a mostra. As fotografias são registros da ação pedagógica desenvolvida com crianças da escola de Educação Infantil do Sesc/Ijuí e HCI/Ijuí.