O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, por meio da linha de pesquisa Teorias Pedagógicas e Dimensões Éticas e Políticas da Educação, vai promover seu Seminário Temático com a temática "A Especificidade da Educação Escolar em Sociedades Republicanas e Democráticas". O evento será realizado no Auditório do Complexo da Saúde, nos dias 8 e 9 de novembro. Inscrições com submissão de trabalhos podem podem ser realizadas até o dia 23 de outubro, no endereço unijui.edu.br/eventos.
O objetivo do seminário é proporcionar aos discentes e docentes do PPGEC, demais pesquisadores da temática e professores de escolas uma oportunidade de reflexão sobre a educação republicana, considerando os seus fundamentos filosóficos, históricos e políticos. Além disso, o seminário converge com as ações do projeto de pesquisa “A especificidade da educação escolar em sociedades republicanas e democráticas”, com apoio da Fapergs e elaborado pela linha de pesquisa do PPGEC.
O evento terá início no dia 8 de novembro, às 8h30, com a acolhida dos participantes. Na sequência, às 8h45, o professor doutor José Sergio Fonseca de Carvalho, da Faculdade de Educação da USP, realizará a fala “A crise na educação e a especificidade da experiência escolar”, que estará disponível também para visualização pelo Google Meet. Pela tarde, a partir das 14h, ocorrerá o primeiro momento de apresentações de trabalhos científicos, que acontecem nas salas de aulas e de forma remota.
No dia 9, a partir das 8h45, terá início a conferência “Uma educação republicana no Brasil monárquico: projetos liberais frustrados na educação do império brasileiro”, com a professora doutora Carlota Boto, da USP, que também poderá ser assistida de forma online. À tarde, será realizada a segunda sessão de apresentações de trabalhos científicos e, por fim, os participantes realizarão uma avaliação, marcando o encerramento do Seminário.
A programação completa está disponível neste link. Na página também é possível obter mais informações sobre o evento.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí