Unijuí e Unilasalle dão início a projeto de Mestrado Interinstitucional em Educação nas Ciências - Unijuí

Na noite da última quarta-feira, 30 de março, foi dado início ao projeto de Mestrado Interinstitucional em Educação nas Ciências, realizado entre a Unijuí e a Unilasalle de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso. A aula inaugural, realizada de forma online, contou com o tema  “Alternativas curriculares emancipatórias nas diferentes áreas de saberes: reflexões epistemológicas”, trabalhado pela professora doutora Eva de Oliveira Boff.

Estiveram presentes representantes de ambas as instituições, bem como professores, funcionários e estudantes. Por parte da Unijuí, se pronunciaram os professores doutores Sidinei Pithan da Silva, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, e Fernando Jaime González, vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Em nome da Unilasalle, esteve presente o reitor, professor doutor Irmão Marcos Corbellini; o professor mestre Fernando Cezar Orlandi, pró-reitor acadêmico; e a professora doutora Juliana Bravo, assessora pedagógica e membro do Núcleo de Pesquisa e Pós-Graduação.

Conforme destaca o coordenador, professor Sidinei Pithan da Silva, o momento foi um marco histórico, uma oportunidade ímpar de oferta de um mestrado em educação na região de Lucas do Rio Verde, que possui déficit histórico neste nível de ensino. “Nos mobiliza a ideia de estarmos juntos e participando desse projeto educacional tão importante para o município de Lucas do Rio Verde e para a comunidade regional. Nos orgulha o fato de fazermos parte de uma mesma história comum, ajudando a construir uma cultura brasileira que esteja à altura dos desafios exigidos por nossa sociedade. As experiências exitosas, com nossos projetos de mestrado e doutorado interinstitucional, minter e dinter com a Unibalsas/MA, nos conferem confiança de que podemos ampliar e aprofundar estudos que tratem de temas prioritários para a qualificação da educação humana em geral, bem como da educação básica, em particular na região”, destacou o coordenador.

Na opinião do professor Sidinei, somos movidos pela compreensão de que as questões de interesse público, que envolvem a própria mobilização dos intelectuais e professores, tornam-se um dos desafios mais importantes para o nosso tempo. “Por isso, parabenizamos todos os sujeitos e atores que se envolvem com este projeto de educação pública. Criar as condições para a emergência de uma cidadania ativa e crítica, ampliando as potencialidades dos espaços públicos enquanto esferas de participação democrática, dependem, em última instância, do trabalho dos educadores e da escola pública”, completou.  O professor destacou, ainda, que garantir o acesso e a permanência à educação básica, com qualidade, além de garantir o direito à aprendizagem a todos os brasileiros, consiste numa das tarefas mais importantes de uma nação. Este desafio implica em reconhecer que passa o desenvolvimento da sociedade brasileira pelo contínuo aperfeiçoamento e formação dos professores, os quais se tornam agentes que efetivam direitos.

“Em uma sociedade que se movimenta também pelo conhecimento e pela capacidade abstrata de pensar de forma global e articulada, precisamos investir na educação, não apenas para ampliar as forças e capacidades científico-tecnológicas que permitem modernizar a sociedade brasileira, como também ampliar as capacidades reflexiva, crítica e criativa. Dimensão esta que permite ampliar nossa capacidade instituinte, ou seja, a que nos permite ampliar e mudar o mundo e a sociedade que herdamos.”

O projeto interinstitucional do mestrado, que teve início nesta semana, celebra, conforme o professor, oportunidades de formar pesquisadores em educação e desenvolver ainda mais a região, o estado e a nação. “Somos e estamos muito felizes por compartilhar com a Unilasalle este vínculo de compromisso e seriedade com a sociedade, os educadores e o poder público”.

As inscrições seguem abertas para o processo seletivo, até o dia 30 de abril, e podem ser realizadas pelo endereço unijui.edu.br/ppgec.