PPGEC da Unijuí promove aula inaugural e realiza lançamento de livro - Unijuí

PPGEC da Unijuí promove aula inaugural e realiza lançamento de livro

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí promoveu nesta terça-feira, 8 de março, uma extensa programação envolvendo egressos, professores e estudantes dos cursos de mestrado e doutorado. As atividades presenciais ocorreram no Centro de Eventos, pela manhã, com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube. À tarde, ficaram concentradas de forma online.

“Nosso PPGEC está de parabéns pela organização e especialmente pela escolha de um tema identitário importante, ao mesmo tempo com sentido pedagógico, para a aula inaugural. A temática ‘Tornar-se mestre e doutor em educação: o que isso implica?’ foi trabalhada pelos professores doutores José Pedro Boufleuer e Vânia Lisa Cossetin de forma breve, mas profunda, destacando pontos importantes aos estudantes”, avaliou o professor Sidinei Pithan da Silva, coordenador do Programa.

A palestra aconteceu no turno da manhã, após duas atividades: primeiro, foi realizado o lançamento do livro “Escrita e Pesquisa em Educação nas Ciências: interlocuções de conhecimentos do pós-doutorado”, organizado por Fabiane da Silva Prestes, Fábio César Junges, Helena Copetti Callai e Sidinei Pithan da Silva. O livro resulta das experiências no pós-doutorado e do esforço de pensar a educação a partir de pressupostos teóricos e empíricos, de modo intersubjetivo. O PPGEC recebe, para além de estudantes no mestrado e doutorado, alunos no pós-doutorado - sendo que, desde 2015, um total de 12 alunos fizeram o seu estágio no Programa e, atualmente, há cinco. De suas produções de pesquisa já resultaram duas publicações, disponíveis gratuitamente.

Na sequência, a mestre em Performance Artística na Universidade de Artes de Buenos Aires, Ana Cristina Pansera de Araújo, apresentou a performance “Orientar e ser orientado: como performamos o cuidado de si e do outro nos espaços de produção do conhecimento”. O ato antecedeu a cerimônia de abertura, que contou com a presença do vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González.

À tarde, foi possível acompanhar o relato de egressos e estudantes do Programa e, ainda, acompanhar a apresentação dos cursos de mestrado e doutorado e de seus professores. Também foi reservado um período para encontro por linhas de pesquisa. “Foi um dia muito produtivo, de grande alegria, onde pudemos retomar as atividades de 2022 de forma presencial, com todas as medidas de segurança. Foi importante debatermos a pesquisa, a escrita na educação, e trabalhar todas as preocupações existentes neste momento. Temos o desafio de qualificar a educação brasileira e vencer os déficits de aprendizagem produzidos durante a pandemia”, explicou o professor Sidinei Pithan.