Seminário marca os 25 anos do Grupo de Pesquisa em Geografia e Ciências Sociais - Unijuí

Seminário marca os 25 anos do Grupo de Pesquisa em Geografia e Ciências Sociais

Na tarde desta quarta-feira, dia 26 de maio, aconteceu o lançamento do Seminário “Os 25 anos do Grupo de Pesquisa Ensino e Metodologias em Geografia e Ciências Sociais (Emgeocs) e a Pesquisa em Educação”, na Unijuí. Transmitido pelo canal do grupo no Youtube, o evento é o primeiro de uma série de debates que acontecerá até o fim deste ano. O próximo encontro ocorre no dia 16 de junho.

Conforme explicou a professora Helena Copetti Callai, criadora e coordenadora do Emgeocs, o grupo foi formalmente cadastrado na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 1997, mas, antes disso, todo um trabalho já vinha acontecendo. “O grupo existe em razão de uma trajetória na Unijuí, dentro do curso de Geografia que, quando existia, era avaliado com nota 5. O grupo tem uma história ligada à antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (Fafi) e, hoje, tem sua marca dentro do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, que também conta com uma trajetória de 25 anos. Tanto no grupo quanto no programa, temos a característica de que todos têm o direito de falar, de participar”, destacou a professora.

O ensino e a formação de professores na sua articulação com a formação cidadã são os temas que perpassam de forma geral as discussões do grupo. A investigação de temas da atualidade se torna necessária diante das mudanças intensas que acontecem no mundo contemporâneo e a articulação teoria e prática se coloca como sustentação nos estudos, tendo a relação global-local como fundante metodológica. A Geografia, como disciplina, está presente no ensino em toda a Educação Básica e inserida nas questões das Ciências Sociais. Neste sentido, é de interesse discutir a epistemologia da ciência, a sua configuração como disciplina escolar e a produção intelectual daí resultante.

“O grupo tem permitido a muitos jovens pesquisadores construir as suas formações, suas perspectivas de compreensão de mundo e suas carreiras profissionais, além de permitir a produção de inúmeros materiais, como artigos, livros e trechos de livros”, destacou o professor doutor Sidinei Pithan da Silva, coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, convidado para abrir o seminário e discutir o tema “A importância da pesquisa e escrita como base na produção do conhecimento e dos Grupos de Pesquisa”.

Ao longo do ano, o evento contará com a participação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, parceiros de pesquisa, além de diálogos com ex-orientandos, que debaterão sobre suas práticas docentes e pesquisas, na perspectiva de diferentes olhares na pesquisa em educação. O objetivo do seminário é compartilhar a trajetória percorrida pelo grupo, pesquisas, parcerias e conhecimentos produzidos nestes 25 anos.

Confira o lançamento do seminário na íntegra:


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.