Evento internacional explora o papel da educação e da ciência - Unijuí

Evento internacional explora o papel da educação e da ciência

O 21º Encontro Nacional de Educação aconteceu na última semana, em paralelo com o 1º Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências

Na última semana, entre os dias 25 e 26 de novembro, o Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí promoveu o 21º Encontro Nacional de Educação (Enaced) e o 1º Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências (Siepec). Os eventos aconteceram em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia e o Centro de Investigação e Estudos da Criança (Universidade do Minho/Portugal).

Contando com a temática “Educação, Ciência e Cientificismo: desafios do mundo contemporâneo”, os eventos aconteceram de forma totalmente virtual e buscaram debater o papel da Educação e da Ciência, por meio de diversas palestras e apresentações de trabalhos.

Ao todo, foram 140 trabalhados submetidos por egressos e estudantes do Programa, graduandos com seus professores e educadores da Educação Básica. Seis trabalhos foram inscritos por professores da Colômbia e dois de Portugal. Os trabalhos, divididos em 13 eixos temáticos e apresentados em 14 salas virtuais, serão disponibilizados nos anais e, ainda, publicados em um ebook.

A programação celebrou a ampliação dos vínculos da Unijuí e do Programa de Pós-graduação com universidades do exterior, e também marcou os 25 anos de existência do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências. Por isso, professores, ex-professores e egressos foram convidados a compartilhar as vivências e as contribuições do Programa em suas trajetórias de vida e formação pessoal, acadêmica e profissional. Também foram prestadas homenagens ao professor doutor Mario Osorio Marques (in memoriam), à professora Ruth Marilda Fricke (in memoriam) e a todos os docentes e estudantes do PPGEC.