Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências participa de evento da ANPED na UFRGS - Unijuí

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências esteve representado pela coordenação, secretária, professores e discentes na Reunião Científica Regional da XII ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) na UFRGS, Porto Alegre, no período de 23 a 26 de julho. O tema do evento foi: Educação, democracia e justiça social, tendo como abertura a conferência realizada pelo Prof. Dr. GaudencioFrigotto (UERJ).

A Programação contou com apresentação de trabalhos dos pesquisadores, nos diversos eixos temáticos do evento, bem como reuniões paralelas, como:

- Fórum dos Editores de Periódicos em Educação da Região Sul (FEPAE), com a participação da professora Maria Cristina Pansera de Araújo. " A professora relata que este Fórum discutiu os critérios de avaliação dos periódicos da Educação e do formato da publicação das revistas de modo continuo. Foi um momento importante de trabalho e troca de experiências.

- Fórum das Representações Discentes - representado pela mestranda Cristiane Girotto. A mestranda observa de que entre os dias 23 e 26 de julho de 2018 viveu momentos de amplo e fecundo debate acerca da Educação, da pesquisa, das questões sociais, políticas e culturais que nos perpassam.

A Reunião Científica Regional da ANPEd Sul é um evento que conta com sessões de apresentação de trabalhos, conferências e reuniões, e neste ano, pela primeira vez, teve a organização de um encontro de Discentes dos cursos de Mestrado e Doutorado da área de Educação, sob a denominação de I Fórum de Representantes Discentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Sul do Brasil, no qual tive a oportunidade de estar representando os discentes do PPGEC da Unijuí.

Durante o Fórum foi discutido sobre: a representação discente em uma associação como a ANPEd; a visibilidade das demandas discentes; a urgência na defesa de políticas de valorização da pesquisa, da pós-graduação e da produção de conhecimento no Brasil.  Todas as discussões ocorridas durante o Fórum produziram pequenas teses que compuseram a “Carta de Porto Alegre”, que ao final do evento foi lida publicamente e será enviada a ANPEd Nacional.

A mestranda Cristiane destaca que o I Fórum de Representantes Discentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Sul do Brasil foi um grande passo em direção a criação de um importante espaço de diálogo sobre o ser estudante de um curso de Pós-Graduação em Educação, nestes tempos marcados por carência de democracia e justiça social."

- Fórum de Secretário/as de Programas de Pós-Graduação - representado pela secretária Carmen Antunes. "Carmen salienta que os temas tratados no evento, relacionados a Secretaria de Pós-Graduação, foram de muitas aprendizagens, socialização de experiências, esclarecimento de dúvidas e integração entre os Secretários presentes das diversas regiões do País.

- Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Sul - representado pela Coordenadora do PPGEC, Eva Teresinha de Oliveira Boff. A professora destaca a importância das reuniões do fórum como forma de compartilhamento e discussão dos diferentes desafios a serem enfrentados pela pós-graduação brasileira.  A reunião foi coordenada por Edla Eggert (PUCRS), coordenadora da Fórum Sul e Cláudio A. Dalbosco vice coordenador. Esteve presente o Coordenador do Fórum Nacional de coordenadores da Pós-Graduação, João Batista Nunes (UFCE), o qual chamou atenção sobre a importância da participação no “2º Seminário Sobre Avaliação da Pós-Graduação” a ser realizado no período de 17 a 19 de setembro de 2018, em Belo Horizonte/MG. Será o primeiro encontro com o novo coordenador da área da educação, Dr. Robert Evan Verhine, ocasião em que deverão apresentar as mudanças ocorridas para o quadriênio atual.

Dentre os diversos trabalhos aprovados para apresentar nos eixos temáticos, destacamos o da doutoranda Naira Giongo Pinheiro, que concentrou-se no Eixo 18 - Gênero e Educação, com a explanação do artigo “A construção social da imagem da mulher rural: publicações na rede social Facebook” de autoria da Doutoranda Naira Letícia Mendes Pinheiro e da ProfªDrª Maria Simone V. Schwengber. O artigo é fruto das pesquisas e estudos realizados em meio ao Grupo de Pesquisa de Gênero, formado por Mestrandas e Doutorandas, sob a Coordenação da ProfªDrª Maria Simone. Cabe destacar a relevância do Evento em meio às valiosas discussões no que tange a esta questão e às muitas abordagens realizadas pelas mesas temáticas, permitindo a convivência com pesquisadores (as) comprometidos (as) com a educação de qualidade, dialogando de forma crítica sobre as ideias e as ideologias que emergem das políticas conservadoras concebidas por este (des)governo que hoje paira sobre o país.

A professora Eva T. o Boff Coordenou o Eixo Temático Currículo, com 17 trabalhos submetidos dos quais 11 foram aprovados e 10 e apresentados apresentados. O eixo teve sua centralidade nas discussões de currículo no espaço escolar o que mostra a relevância de pesquisas que produzem impacto na educação básica.

A Coordenadora do PPGEC, Eva Boff, destacou de que foi intensa a programação e a participação do público que representou o Programa. Ainda, de que estar juntos num evento que discute a educação é desafiador, e ao mesmo tempo gratificante, pois estamos envolvidos diariamente com este tema, sobretudo, acreditamos que através da educação é possível prospectar um Brasil melhor para todos.