Estágio de Doutorado Sanduíche: o relato de estudante colombiano na Unijuí - Unijuí

Estágio de Doutorado Sanduíche: o relato de estudante colombiano na Unijuí

No marco do convênio acadêmico internacional da Universidad Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) e a Universidad Pedagógica Nacional de Colombia (UPN), o estudante de doutorado Andrés Julián Carreño Díaz, que está desenvolvendo a tese denominada “El Desarrollo Profesional del Profesor de Ciencias desde la Reflexión sobre Naturaleza de la Ciencia” e pertenece a linha de pesquisa EducaDiverso da UPN, realizou seu estágio de estudos, de 23 de outubro a 15 de dezembro de 2017, com a orientação da professora Doutora Maria Cristina Pansera de Araújo, da linha de pesquisa Curriculo e Formação Docente do PPGEC e do GIPEC (Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências) UNIJUI.

O objetivo principal do estágio é contribuir com os processos acadêmicos do programa de formação em Ciências das universidades, por meio do intercâmbio de experiências e investigações desenvolvidas pelos grupos de pesquisa, que continua aperfeiçoando a tese de doutorado em desenvolvimento.

Entre as principais ações realizadas no estágio, ele destaca: participação em seminários do programa; apresentação e discussão do trabalho de tese; participação nas aulas de Epistemologia e EducaçãoII; discussão de diferentes temáticas e intercambio de metodologías de investigação e sistemas de processamento de informação como el Atlas.ti.

“Como resultados deste processo acadêmico, se realizaram em conjunto, dois artígos de investigação que serão submetidos a validação de dois eventos internacionais como o IV Congreso Latinoamericano de Investigación en Didáctica de las Ciencias Experimentales e o VI Seminario Iberoamericano CTSA, que acontecerão em 2018”, relata.