|
O Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências realizou na segunda-feira, dia 07, aula inaugural deste ano letivo, que teve como tema “Sentidos e motivações da Educação nas Ciências: o legado de Mario Osorio Marques”.
O tema foi abordado pelos professores José Pedro Boufleuer, da UNIJUÍ, e Ricardo Rezer, da Unochapecó. A coordenadora do Programa, professora Helena Copetti Callai, destaca que a aula inaugural marca o início das atividades da 21ª turma do Mestrado e da 7ª turma de Doutorado. Sobre o tema, acrescenta que a contribuição do professor Mario Osorio Marques foi muito importante na elaboração da proposta do programa. “Ele foi professor das primeiras turmas e é evidente que deixou as suas marcas do seu pensamento teórico, da sua interpretação do mundo e sobre o papel que um curso de pós-graduação em educação deve ter”.
A coordenadora destacou também que os 20 anos de história do programa continuarão sendo lembrados ao longo deste ano. Dentre as ações está a publicação, pela Editora UNIJUÍ, de uma publicação especial sobre os 20 anos do Programa, completados em 2015.
Como desafios para os próximos anos, a coordenadora destaca, em primeiro lugar, a busca pela melhoraria da nota de classificação junto à Capes, que atualmente é 4 (numa escala de 1 a 5), o que permitiria o acesso a mais bolsas e mais recursos por parte da Capes e outras instituições de fomento. Nestes 20 anos de programa, já foram formados cerca de 350 mestrandos e 20 doutorandos, visto que o doutorado foi implantado em 2010.