|
A UNIJUÍ firmou recentemente convênio de cooperação técnica, científica, cultural e educacional com a Unibalsas – Faculdade de Balsas, do Maranhão.
O convênio estabelece a conjugação de esforços para promover o intercâmbio acadêmico de docentes e discentes de ambas as instituições, desenvolver projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), promover programas de pós-graduação, promover formação de redes de pesquisa e promover outras ações que entenderem pertinentes, na forma mais conveniente a ambas as Instituições, visando o desenvolvimento institucional e das regiões onde as mesmas encontram-se inseridas.
A professora Helena Copetti Callai, coordenadora do PPGEC - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (Mestrado e Doutorado), esteve no final do mês de setembro em Balsas para acertos finais do convênio que está assinado pelos representantes das duas Instituições. Ela foi recebida pelos diretores Fabio Roberto Pillatt e Cleverton Marlon Possani (foto). Da mesma forma, para discutir o encaminhamento do Primeiro Aditivo que objetiva atividade específica em face do convênio. Com base neste aditivo, a UNIJUÍ, através do Programa, oferta vagas especificas para os professores da Unibalsas realizarem a sua formação.
Na visita, a professora Helena fez reuniões com os dirigentes da faculdade e com os possíveis candidatos à realização de Doutorado e Mestrado no próximo ano. Foram discutidos temas específicos do Programa e as condições de oferta da formação, a importância de inserção dos docentes daquela instituição nos grupos de pesquisa que são liderados pelos professores da UNIJUÍ, a realização de pesquisas conjuntas e demais projetos que possam decorrer a partir da integração entre as duas instituições. O PPGEC considera que a contribuição para a formação de quadros acadêmicos para uma instituição como a Unibalsas se pauta pela solidariedade necessária e significativa para o avanço da educação brasileira e como contribuição ao desenvolvimento regional onde se instala a instituição.