Educação nas Ciências recebe duas intercambistas da Colômbia - Unijuí

Educação nas Ciências recebe duas intercambistas da Colômbia

Programa de Pós-Graduação está acolhendo duas intercambistas da Universidade Pedagógica Nacional de Bogotá.

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da UNIJUÍ recebeu no dia 10 de março duas intercambistas, através do Acordo de Cooperação entre a UNIJUÍ e a Universidade Pedagógica Nacional (UPN), de Bogotá/Colômbia, sob a orientação do Professor Dr. Otávio Aloisio Maldaner.

Uma das intercambistas é Natalia Katherine García Ramírez, licenciada em Química pela UPN, que realizará o Curso de Mestrado em Educação nas Ciências durante dois anos. A indicação de Natalia foi do professor Leonardo Martínez Pérez, do Grupo Alternaciencias, do Departamento de Química da UPN.

Já a mestranda Maritza Mateus Vargas, do Curso de Docência em Química da UPN, foi indicada pelo professor Dr. Fredy Ramón Garay Garay, e realizará estágio durante os meses de março, abril e maio, para a realização de pesquisas com vistas à finalização do capítulo da sua dissertação, bem como a produção de artigo em periódico da área e/ou de outras publicações em coleções das referidas Universidades, como resultado desta cooperação.

Em entrevista à Rádio UNIJUÍ FM, as intercambistas falaram da excelente acolhida que tiveram no município e na Universidade. Natalia, que irá cursar o Mestrado em Educação nas Ciências, destaca que possui grandes expectativas com o intercâmbio: “A minha atuação na UNIJUÍ tem se transformado numa oportunidade muito importante na minha vida, pois contribui na minha formação acadêmica, profissional e pessoal, porque além de cursar o mestrado em Educação nas Ciências e obter o titulo de mestre, converte-se numa opção de me aproximar às formas diferentes de construir conhecimento, de metodologias de pesquisa, de interpretar a realidade e de arquitetar a academia. Além do mais, a aprendizagem de uma segunda língua por intermédio dos espaços acadêmicos, a afeição das pessoas, os lugares e histórias que até agora tenho conhecido, tem-me confirmado o assertivo desta viagem, mesmo sentindo a falta dos meus entes queridos. Tudo isto tem gerado em mim grandes expectativas a respeito da minha estada aqui, do muito que tenho que aprender e de retornar nesta ‘aventura’ que está começando”.

Maritza, por sua vez, destacou que permanecerá na UNIJUÍ até o mês de maio, tendo a formação de professores como tema central da sua investigação, visto que no Brasil os estudos nesta área são muito amplos. “Ter a possibilidade de fazer um estágio de curta duração na UNIJUÍ tem me deixado muito feliz e satisfeita. Na minha formação acadêmica, o dialogar com grandes acadêmicos do nível do professor Otávio Maldaner, por quem construí conhecimento por intermédio da pesquisa educativa, tem me apresentado uma área que se encontra em ascensão, onde procuramos as mudanças que a educação está precisando. De outro lado, a imersão cultural referida à história, costumes, e tradições de uma região tão rica, tem levado o meu conhecimento a outro nível, que atinge a minha formação como pessoa. Finalmente, e talvez o mais importante, refere-se ao sentimento gerado pela cordialidade e generosidade das pessoas desta cidade, principalmente de todos àqueles pertencentes à UNIJUÍ, os quais tem feito eu me sentir como se estivesse em casa, mesmo ficando tão longe dela. Eu acho que a minha estada na Universidade será como diz o meu Maestro - “uma experiência de vida”.