A coordenadora do Doutorado, professora Helena Copetti Callai, abriu os trabalhos ressaltando a importância da formação de doutores pela Universidade.
O Programa de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências da UNIJUÍ consolida-se, a cada trabalho de pesquisa, como referência na área de Educação.
Na manhã de ontem, dia 24, no câmpus Ijuí, aconteceu a Banca de Defesa Final do Curso de Doutorado. Esta foi a segunda defesa de doutorado na Instituição.
A doutoranda Judite Scherer Wenzel apresentou o tema de sua Tese: "A significação conceitual em Química em processo orientado de escrita e reescrita e a ressignificação da prática pedagógica". Foi orientada pelo professor Dr.Otavio Aloisio Maldaner e fizeram parte de sua banca, além do seu orientador, as professoras Dras Lenir Basso Zanon (UNIJUÍ), Helena Copetti Callai (UNIJUÍ), Maria do Carmo Galiazzi (FURG) e Roseli Pacheco Schnetzler (UNIMEP).
A abertura da sessão contou com a presença da Vice-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Profª Dra. Evelise Moraes Berlezi, que fez seu pronunciamento cumprimentando os docentes e em especial ao orientador da tese – professor Otávio Maldaner, que em sua trajetória na Unijuí por mais de 40 anos tem contribuído significativamente para o avanço da pesquisa na área de educação e para o conjunto da universidade.
A cerimônia foi presidida pela professora Helena Copetti Callai, coordenadora do Doutorado, que abriu os trabalhos ressaltando a importância da formação de doutores pela Universidade. “Este fato demonstra o papel da UNIJUÍ e da área de educação da nossa Universidade no contexto regional e nacional na medida em que forma pesquisadores que promovem o conhecimento nesta área especifica, além da contribuição social para a população”.
A coordenadora salientou também o papel da primeira turma de doutorandos na fundação e consolidação do Programa de Doutorado. Dos sete pesquisadores, dois já são titulados, sendo que, conjuntamente com seus orientadores, respondem às exigências da CAPES para uma titulação de qualidade.