Cátedra Doutoral Internacional da Red Cidir é encerrada e conta com lançamento de Livro - Unijuí

Liderada pela Unijuí, por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Unijuí, a Cátedra Doutoral Internacional Red Cidir 2024 foi encerrada em evento realizado no Paraguai, durante a realização da III Jornada Internacional de Inovação e Empreendedorismo, que ocorreu na Universidade Nuestra Señora del Asunción, na cidade de Encarnación, e da Assembléia da Rede InterUniversitária Internacional - Red Cidir.

Durante o evento, foram entregues certificados aos participantes, às Universidades promotoras, aos professores organizadores e apoiadores que participaram da Cátedra no ano de 2024. Ela foi promovida em conjunto pelo PPGDR e apoio dos outros PPGs da Unijuí, pelo Programa de Pós-graduação em Direito e Políticas Públicas (PPGDPP) da Universidade Federal da Fronteira Sul,Programa de Postgrado (Maestria y Doctorado) en Desarrollo Sustentable e Integració (PPGIRDS), da Universidad Gastón Dachary (UGD), e a Rede Cidir.

Ao todo, a Cátedra contou a participação de 106 inscritos, de cinco países latino-americano e palestrantes de quatro países da América Latina, e um da Espanha. No total, 76 participantes concluíram e foram certificados. “A Cátedra teve o objetivo de oferecer um espaço de efetiva prática de internacionalização de programas e ações de professores pesquisadores e doutorandos, gerando um ambiente favorável à integração acadêmica, científica e cultural e produção de conteúdos e proposições que contribuam com temáticas estratégicas”, destacou o professor do PPGDR da Unijuí, Pedro Luís Büttenbender.

Em 2024, os temas tratados abordaram o cooperativismo, integração e desenvolvimento sustentável, com aportes de professores pesquisadores com destacada trajetória nestas temáticas e o relato de experiências empíricas, com apresentação de casos exitosos do Brasil, da Argentina e do Paraguai.

Orientada por uma proposta e metodologia inovadora, os participantes foram motivados a integrar as abordagens teóricas com a exploração de experiências empíricas em seus países, formando grupos compostos por membros de diferentes países. “Promovemos a integração interna e externa entre os participantes. Foram gerados 25 estudos, redigidos em formato de artigo, que estão sendo avaliados por comitê científico internacional”, ressaltou Büttenbender.  Na avaliação geral dos participantes, mais de 90% concederam avaliação de nota 10.

Além da certificação, o evento de encerramento da Cátedra teve o lançamento do livro Gestão de Cooperativas - Abordagens e Temas Emergentes, da Editora Unijuí, organizado pelos professores Doutores Pedro Luís Büttenbender, Nelson José Thesing e Ariosto Sparemberger.

“O livro aborda a gestão de cooperativas, no âmbito da crescente importância das cooperativas como estratégia, sistema, doutrina e modelo organizacional para fazer frente à promoção do desenvolvimento de forma sustentável. Contém capítulos que abordam temáticas atuais e relevantes ao cooperativismo na atualidade e suas perspectivas de futuro”, explicou o professor Büttenbender. O livro pode ser acessado na Editora Unijuí de forma gratuita.